sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Adoração Bíblica: Princípios Bíblicos Acerca da Adoração Agradável a Deus

Autor: Arival Dias Casimiro
Endereço para o texto completo: http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/adoracao/adoracao_biblica.htm

Resumo:
É difícil resumir este material. Trata-se de uma extensa e profunda pesquisa sobre o assunto, na forma de uma apostila de seis Capítulos, mais as partes de Introdução, Conclusões e Bibliografia. A abordagem dos capítulos é a seguinte:

Capítulo Primeiro - O Que Significa Adorar?
Capítulo Segundo - A Adoração no Antigo Testamento
Capítulo Terceiro - A Adoração na Nova Aliança
Capítulo Quatro - Os Elementos do Culto Cristão
Capítulo Cinco - A Música no Culto
Capítulo Seis - Dança no Culto

Um ponto a destacar é o sólido embasamento das idéias em um vastíssimo número de textos bíblicos, que estão disponíveis para consulta a um simples clique sobre a passagem citada. Agradecemos ao nosso colaborador Adrian Theodor por este árduo trabalho manual de formatação dos textos.

Destaques:
"Por definição, a Igreja é uma comunidade de adoradores. Ela existe para adorar. Ela é uma casa espiritual, um sacerdócio santo e real. João afirma: "Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!" (Apocalipse 1:5-6). "Adoração não é uma opção, é uma obrigação; não é luxo, é uma necessidade. Adorar a Deus e glorificá-lo é a única coisa que a igreja pode fazer e que nenhuma outra assembléia pode fazer. Não estou certo de que estejamos fazendo isto" diz Warren W. Wiersbe."

"Creio que precisamos definir critérios bíblicos que ajudarão a selecionar a música a ser utilizada no culto. Sugiro os seguintes critérios:
  • Quanto ao objetivo principal da música deve ser agradar a Deus. Cantemos ao Senhor. Há também os objetivos secundários: instruir, edificar, consolar, proclamar, aconselhar e promover a unidade da igreja.
  • Quanto à origem deve ser do coração e da mente regenerada pelo Espírito Santo. Cantemos com a mente e com o espírito.
  • Quanto ao estilo musical deve ser variado. Os extremos de só cantar hino ou só entoar cânticos espirituais servem apenas para referendar estilos de cultos (tradicional ou contemporâneo) e divisões na igreja (velhos e jovens).
  • Quanto ao conteúdo da música deve ser bíblico ou de acordo com a sã doutrina. A poesia musical deve refletir aquilo que ensina a Palavra de Deus.
  • Quanto a sua execução deve ser com excelência. Deus merece o melhor e exige o melhor. Excelência significa o "melhor que for possível". Excelência é a união da simplicidade com a profundidade, ou da humildade com a competência.
  • Quanto aos resultados, a música deve promover: uma visão elevada de Deus, a edificação espiritual e a santidade pessoal dos que cantam."
O material citado não está sendo enviado como de costume devido ao grande volume do material. Convido a todos que o acessem diretamente em nosso sítio virtual.

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário