quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Amusia - Eles Simplesmente Não Captam

Autor: Graham Lawton
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/21625/amusia-eles-simplesmente-nao-captam/

Resumo:
Este é o primeiro de uma série de artigos que publicaremos sobre a ação da música ma mente humana, de acordo com as mais recentes pesquisas científicas. Esta série de artigos foi publicada em uma edição especial da conceituada revista New Scientist, em Fevereiro de 2008, que abordou de forma destacada a música.

A amusia é uma condição neurológica que impede que a pessoa aprecie a música. Para uma pessoa com esta condição, a música simplesmente não tem qualquer sentido, e pode até ser extremamente desagradável.

Destaques:
"Com o passar de alguns anos, têm ficado claro que a incapacidade de lembrar-se de uma melodia pode, às vezes, ser causada por um problema neurológico chamado de "amusia congênita". Esta condição neurológica rouba completamente das pessoas aquilo que normalmente é uma apreciação instintiva e espontânea da música. Não é de se estranhar que este problema tenha se tornado um tópico de pesquisa da maior relevância, na intenção de entender os mistérios de como o cérebro lida com a música."

"Mas o que causa a amusia congênita? De acordo com Peretz, a melhor explicação é a de que o cérebro é equipado com um "módulo" especial de processamento melódico, o qual ocasionalmente não se desenvolve completamente. Isso poderia explicar porque a "amusia" afeta somente a percepção musical. Se esta informação for correta, a música, assim como a linguagem, é inata, implantada de forma profunda em nossos cérebros."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário