quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bases Bíblicas Para Uma Teologia de Música e Adoração


O texto abaixo é uma pequena parte do artigo "Bases Bíblicas Para Uma Teologia de Música e Adoração", que pode ser encontrado na sua totalidade em http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/adoracao/bases_biblicas.htm

Princípios Gerais

A Bíblia, como dissemos a princípio, fornece princípios gerais, que devem ser aplicados ao contexto em que vivemos. Esta aplicação não pode ser feita com base no nosso gosto pessoal, porque, como vimos, o homem possui um coração enganoso e uma mente limitada (Jeremias 17:9; Isaías 55:8-9). A este respeito, disse Jesus: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7:21). Apenas o coração transformado, guiado pelo Espírito, pode tomar decisões e fazer escolhas que agradem verdadeiramente a Deus (I Coríntios 2:14; Romanos 8:7-8). Por esta razão, este assunto não pode ser considerado um assunto técnico, do ponto de vista musical, mas uma questão teológica, pois o que buscamos é fazer a vontade de Deus também neste ponto. O que é necessário é que nossa mente esteja alinhada com a mente divina, ou o nosso louvor será profano e a nossa adoração, falsa. "Este povo honra-me com os lábios; e o seu coração, porém, está longe de mim" (Mateus 15:8), disse Jesus, referindo-se aos líderes espirituais de Seu tempo.

Seguem abaixo alguns textos bíblicos, sendo que muitos deles não são usados normalmente no contexto da Música Sacra e Adoração. Uma vez que apenas o Espírito pode nos guiar na verdade (João 16:13), gostaria de convida-lo a, antes de ler estes textos, pedir humildemente a orientação divina, para que a compreensão das verdades divinas seja perfeita. Como o nosso assunto é Teologia da Música e Adoração, estes textos devem ser lidos aplicando-se a verdade neles contida a este contexto. Devemos tentar responder, sob orientação divina, a seguinte questão: Quais estilos musicais estariam de acordo com estes princípios? Esta não é uma tarefa simples; mas se colocarmos de lado nossos gostos pessoais, nossas tendências adquiridas e permitirmos que Deus nos guie, teremos uma compreensão clara da vontade de Deus nesta área.
"E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." (Apocalipse 14:6-7)

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus." (I Coríntios 10:31)

"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor." (Colossenses 3:23-24)

"Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado." (Romanos 14:23)

"mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou." (I João 2:5-6)

"Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos, isso não o contamina." (Mateus 15:18-20)

"Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23)

"Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo." (I Coríntios 6:19-20)

"Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá;" (I Coríntios 3:16-17)

"Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor." (Filipenses 4:5)

"Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;" (I Pedro 5:8)

"Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade." (João 17:14-17)

"Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." (I João 5:19-20)

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isto que ocupe o vosso pensamento." (Filipenses 4:8)

"Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." (Colossenses 3:1-3)

"Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2)

Depois de termos lido estes textos em oração, temos uma dura advertência da parte do próprio Cristo: "E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?" (Lucas 6:46)
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário