sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Calvino e a Adoração Comunitária

Autor: Rev. Ricardo Moura Lopes
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/20136/calvino-e-a-adoracao-comunitaria/

Resumo:
O autor, um ministro Presbiteriano, fez uma extensa pesquisa acerca dos escritos do grande reformador Calvino que continham opiniões aplicáveis à adoração comunitária, ou seja, ao culto congregacional, com o propósito de sintetizar estas opiniões, dando-nos uma visão dos princípios defendidos por Calvino para a adoração. O artigo é fundamental para todos os que buscam alicerçar seus conceitos e princípios teológicos para uma liturgia significativa.

Destaques:
"Deus não quer que os homens lhe ofereçam qualquer coisa. Tão pouco quer que os homens decidam o que lhe dar. Esse reformador entendia que o próprio Deus é quem dita o que deve lhe ser entregue em culto, tanto no aspecto da vida inteira do cristão ser um culto, como na adoração comunitária, visto que o texto de Romanos 12 abrange ambos os aspectos."

"No entendimento de Calvino, a música tinha o papel de ajudar no fervor, evitando um aspecto mecânico na oração. A música seria um ajuda para 'incitar os corações e inflamá-los em maior afeto e fervor para orar.' Contudo, Calvino não entendia que a música deva ser algo direcionado às emoções, mas deve chegar lá por meio do entendimento e da inteligibilidade que devem ser presentes na música. Para Calvino, aquele que canta não pode dar mais atenção à melodia, e a outros elementos musicais, que ao sentido das palavras."

"A exemplo do cuidado de Calvino, a Igreja deve ser cuidadosa com o preparo do culto ao Senhor. A adoração pública deve sempre levar o adorador ao entendimento da Palavra e a uma reação que demonstre seu entendimento. A adoração pública não pode ser simplesmente um lugar onde haja uma liturgia, ou um rito. É um lugar de entendimento, participação, emoção e resposta de vida ao que é ensinado. Este é um ponto importante para Calvino, o ensino."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário