quarta-feira, 17 de novembro de 2010

(Falsas) Estratégias de Crescimento para a Igreja

Estamos escrevendo hoje para informar sobre a publicação não de um artigo, mas de 12 artigos!

Trata-se de duas séries que analisam as novas tendências de crescimento da igreja, notadamente aquelas baseadas nos livros "Uma Vida com Propósito" e "Uma Igreja Com propósito", de Rick Warren. Essas tendências têm influenciado grandemente a vida eclesiástica e os planos da esmagadora maioria das igrejas, tanto evangélicas quanto tradicionais.

A primeira série tem por título "Igreja Dirigida pelo Espírito ou Orientada por Propósitos?", de autoria de Berit Kjos e consiste de nove partes, a saber:

Parte 01 - Análise das Premissas Básicas
Parte 02 - Alargando a Porta para o Reino
Parte 03 - Suavizando a Palavra de Deus
Parte 04 - O Espírito de Adoração
Parte 05 - Evangelismo Orientado Pela Música
Parte 06 - Esquecendo-se do Temor de Deus
Parte 07 - Unidade e Comunidade
Parte 08 - Os Grupos Pequenos e o Processo Dialético
Parte 09 - Como Lidar com os Resistentes


A segunda série tem por título " O Que Há de Errado com a Igreja do Século 21?", escrita por Robert Klenck e divide-se em três partes:

Parte 1- Visão Geral do Movimento de Crescimento de Igrejas
Parte 2 - Diaprax na Igreja
Parte 3 - Como Diaprax se Manifesta na Igreja


Veja abaixo alguns parágrafos das partes publicadas.

Dada a grande importância deste tema para as questões da utilização da música na adoração (veja as partes 4 e 5 da primeira série), recomendamos a leitura atenta deste material, a fim de conhecermos as reais raízes das transformações pelas quais a igreja está passando.

Igreja Dirigida pelo Espírito ou Orientada por Propósitos?
Trechos

"Na Igreja de Saddleback, somos assumidamente contemporâneos ... Distribui um cartão para todos na igreja dizendo: 'Escreva os nomes das estações de rádio que você ouve.' Eu não perguntei isso aos incrédulos, mas para as pessoas da igreja: 'Que tipo de música você ouve?' Quando recebi as respostas, nem uma única pessoa respondeu: 'Ouço música de órgão.' Nem uma ... Então, tomamos a decisão estratégica de sermos uma igreja de música contemporânea. Logo depois que tomamos essa decisão e deixamos de tentar agradar a todos, a Igreja de Saddleback experimentou um crescimento explosivo..."
(Parte 01 - Análise das Premissas Básicas)

"Ao contrário das gerações anteriores, poucos aprenderam as verdades básicas sobre nosso Deus bíblico e Seus padrões morais. Muitos simplesmente rejeitam a noção de "pecado" como legalismo fora de moda e fecham seus olhos para seu poder corruptor em suas vidas. Quando se deparam com o ensino não ofensivo de hoje sobre o pecado, muitos traduzem isso para uma ainda mais confortável meia-verdade: "O pecado é uma parte normal da vida e sou tão bom quanto todo mundo - talvez um pouco melhor. Além disso, Deus me ama como sou." Em outras palavras, não há nenhum sentimento de culpa, de medo ou quebrantamento diante de nosso eterno Juiz! "Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se." [Jeremias 6:13-15]"
(Parte 02 - Alargando a Porta para o Reino)

"Todavia, a incessante busca do homem por "uma forma nova e original" tem sempre nos tornado vulneráveis à tentação. Desde o início, Satanás oferece prazeres e sabedoria para aqueles que reformulam ou modificam a Palavra intemporal de Deus - misturando mentiras com a verdade, o que esconde a enganação. No Jardim do Éden, isso levou à desobediência de Eva e à alienação da humanidade. Em toda a Idade Média, levou a horrendas heresias e também à perseguição cruel daqueles que se firmavam na Palavra imutável de Deus. No nosso tempo, a chegada do pragmatismo e da pós-modernidade tem levado à outra rodada de revisões. E, com a rejeição pós-moderna aos absolutos imutáveis, isso parece não ter fim."
(Parte 03 - Suavizando a Palavra de Deus)

"Embora todas as partes do universo tenham sido criadas pelo nosso Deus soberano, Ele nos deixa usar Suas matérias-primas de acordo com nossas próprias inclinações - independente se elas honrem ou profanem Seu nome. Mas quando nos tornamos parte de Sua família e do Seu Reino, Ele nos faz responsáveis para com Seus elevados e santos padrões - e ao que revelou sobre Si Mesmo em Sua Palavra."
(Parte 04 - O Espírito de Adoração)

"'O estilo de música que você escolhe para usar em seus cultos será uma das mais decisivas (e controversas!) decisões que você tomará na vida da sua igreja,' escreveu Rick Warren em um artigo intitulado Selecting Worship Music. 'Você precisa fazer combinar a música com o tipo de pessoa que Deus quer que sua igreja alcance ... A música que você usa 'posiciona' sua igreja na cidade ou bairro. Ela define quem você é ... Ela vai determinar o tipo de pessoa que você atrai, o tipo de pessoa que você mantém e o tipo de pessoa que você perde.'"

"Assim, quando Rick Warren ofereceu a música que a maioria das pessoas queria, elas se arrebanharam para a igreja. Mas o "sucesso mensurável" não prova que Deus ordenou ou inspirou esse plano em particular. De fato, Deus nos adverte para não 'procurar agradar a homens'. [Gálatas 1:10; I Tessalonicenses 2:4] A popularidade no mundo nunca foi um sinal da aprovação de Deus."
(Parte 05 - Evangelismo Orientado Pela Música)

"Embora o amor de Deus seja incondicional, Suas promessas não são. A maioria está ligada - freqüentemente na mesma passagem em que aparecem - a especificações e condições para seu cumprimento. Mas essas condições e instruções são geralmente deixadas de fora. Da forma que são apresentadas no livro, muitas promessas de Deus para aqueles que - por Sua graça e Espírito - O seguem, se tornam, ao invés disto, universais e incondicionais afirmativas para todos os que lêem o livro. Não há necessidade de se entristecer pelos nossos pecados, de tremer diante de Sua Palavra, ou de arrepender-se de nossa dependência ao emocionalismo contemporâneo, pois todos estão bem diante daquele que ama a todos 'apaixonadamente' da maneira como somos."
(Parte 06 - Esquecendo-se do Temor de Deus)

"Não pode haver verdadeira ou duradoura unidade a não ser que ela seja baseada na Palavra de Deus e sem contemporizações. Quando as igrejas adotam as mesmas estratégias psicosociais usadas pelas escolas públicas para o treinamento multicultural - e também pelos governos e empresas em "desenvolvimento-comunitário" para a solidariedade social - precisam distorcer ou esconder as Escrituras contrárias, como II Coríntios 6:12-18. Não se pode agradar a Deus apoiando-se em métodos de sucesso do mundo. Quando as igrejas reinterpretam e adaptam partes da Bíblia de acordo com as percepções pós-modernas e as 'necessidades sentidas', mudam seu fundamento da sabedoria de Deus para as estratégias e regras humanas. Uma dessas estratégias é simplesmente descartar as advertências bíblicas e 'disciplinar' ou expulsar os membros preocupados e piedosos, reputando-os como 'divisivos'.
(Parte 07 - Unidade e Comunidade)

"Uma boa discussão depende de fatos e da lógica - informações sólidas - para apresentar um argumento lógico que possa persuadir os outros que algo é verdadeiro ou correto. Mas essa discussão didática choca-se com os propósitos do grupo dialético, que treina mentes diversas (lembre-se, todos são incentivados a trazer seus amigos) para ignorar as verdades ofensivas para o bem da unidade. Cada pessoa precisa aprender a compartilhar seus corações autenticamente , a 'ouvir' com empatia, colocar de lado os fatos divisivos ou os padrões bíblicos, e continuamente sintetizar as visões individuais e os valores em um terreno comum que evolua continuamente. É claro que esse processo de sentir-se bem ofusca a linha divisória de Deus entre o bom e o mau, entre a verdade e o erro. [Veja II Timóteo 4:3-4]"
(Parte 08 - Os Grupos Pequenos e o Processo Dialético)

"Uma razão por que as pessoas se conformam ao sedutor 'processo de transformação' nas igrejas evangélicas é o medo da perda. A rejeição machuca. No entanto, esse temor é útil para os agentes de transformação de hoje. Exatamente como a punição pública severa foi usada ao longo dos tempos para atemorizar as massas à conformidade exterior, assim também o temor da rejeição pessoal agora faz as pessoas de todas as idades 'a seguirem em frente e serem simpáticas com todos'."

"Uma vez que os agentes de transformação precisam estar totalmente comprometidos com sua missão ou propósito estratégico, precisam também ver os dissidentes como errados. Embora algumas questões possam ser negociadas, esta não é uma delas. A transformação bem sucedida depende de persuadir a vasta maioria a compartilhar o foco resoluto deles. Aqueles que discordam com suas estratégias manipuladoras são vistos como barreiras intoleráveis para o objetivo final: um novo modo coletivo de pensamento, de ser e de servir."
(Parte 09 - Como Lidar com os Resistentes)



O Que Há de Errado com a Igreja do Século 21?
Trechos

"Rick Warren fala sobre mudar a ênfase de programas de construção de igreja para um processo de construção das pessoas. O que ele está falando é da mudança do paradigma do modo tradicional de pensar para um modo transicional e, eventualmente, transformacional, que será alcançado por meio do uso do processo da dialética hegeliana - um tipo de pressão dos pares em um grupo. Ele descreve essa mudança de paradigma como a transição para uma "igreja do século 21" e descreve os pastores como "agentes da mudança". Esse "processo de construção de pessoas" é na realidade uma mudança na forma como as pessoas processam as informações factuais."
(Parte 1- Visão Geral do Movimento de Crescimento de Igrejas)

"Existe um par de outros fenômenos que ocorrem nos grupos pequenos. O primeiro é o vínculo, para que as pessoas se sintam 'plugadas' nessas grandes ou mega-igrejas. 'Os grupos pequenos são o modo mais eficiente de fechar a porta de trás de sua igreja.' - Rick Warren [10] Em segundo lugar, a participação nos chamados grupos de 'responsabilidade' é freqüentemente exigida nos compromissos assinados. A confissão regular e completa de todos os pecados a um líder ou parceiro de prestação de contas tem dois efeitos: Primeiro, a prestação de contas temporal a outro homem leva a uma mudança no pensamento do confessor para longe da noção que ele/ela está na presença constante de Deus e é responsável diante Dele somente para se preocupar com o que o parceiro de prestação de contas pensará ou dirá sobre qualquer pensamento ou ação em particular. Em segundo lugar, há uma lavagem cerebral que ocorre com a confissão, levando à submissão ao confessor."
(Parte 2 - Diaprax na Igreja)

"O Que é o Movimento de Crescimento de Igrejas? É a utilização de técnicas modernas de marketing pela igreja, de modo a atrair e manter um grande número de pessoas (atendendo às 'necessidades sentidas' delas). A igreja então 'converte' essas pessoas e as 'discipula' por meio do uso de técnicas da administração organizacional moderna (estilo TQM - Gerenciamento da Qualidade Total), para que elas possam produzir transformações na comunidade e no mundo. Os membros da igreja, tornam-se assim agentes de mudança social, ou 'agentes de transformação'."
(Parte 3 - Como Diaprax se Manifesta na Igreja)


Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário