quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Igreja ao Gosto do Freguês

Autor: T. A. McMahon
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/28698/a-igreja-ao-gosto-do-fregues/

Resumo:
Qual é a estratégia bíblica de crescimento para a igreja? Por que a simplicidade do "Ide e pregai" está sendo substituída por estretégias de marketing, pesquisas de opinião, terapias de grupo, shows de entetenimento envangélico e outras técnicas para estimular o crescimento da igreja? Uma vez que não podemos ver qualquer texto bíblico que forneça apoio para o uso destas estratégias de crescimento da igreja, temos que crer que técnicas humanas estão em operação neste caso.

O autor do artigo em epígrafe traça um retrato surpreendente das principais características deste movimento que surgiu nos Estados Unidos, mas que se espalhou rapidamente por todo o mundo, através de todas as denominações.

Destaques:
"O alvo declarado dessas igrejas é alcançar os perdidos, o que é bíblico e digno de louvor. Mas o mesmo não pode ser dito quanto aos métodos usados para alcançar esse alvo. Vamos começar pelo marketing como uma tática para alcançar os perdidos. Fundamentalmente, marketing traça o perfil dos consumidores, descobre suas necessidades e projeta o produto (ou imagem a ser vendida) de tal forma que venha ao encontro dos desejos do consumidor. O resultado esperado é que o consumidor compre o produto. George Barna, a quem a revista Christianity Today (Cristianismo Hoje) chama de "o guru do crescimento da igreja", diz que tais métodos são essenciais para a igreja de nossa sociedade consumista. Líderes evangélicos do movimento de crescimento da igreja reforçam a idéia de que o método de marketing pode ser aplicado – e eles o têm aplicado – sem comprometer o Evangelho. Será?"

"A maior parte dos que freqüentam as "igrejas ao gosto do freguês" professam ser cristãos. No entanto, eles foram atraídos a essas igrejas pelas mesmas coisas que atraíram os não-crentes, e continuam sendo alimentados pela mesma dieta biblicamente anêmica, inicialmente elaborada para não-cristãos. Na melhor das hipóteses, eles recebem leite aguado; na pior das hipóteses, "alimento" contaminado com "conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento" (I Timóteo 6:20 NVI). Certamente uma igreja pode crescer numericamente seguindo esses moldes, mas não espiritualmente."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário