quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Ilusão Musical

Autor: Daniel Levitin
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/21644/a-ilusao-musical/

Resumo:
Trata-se de mais um artigo da edição especial sobre música e seus efeitos na mente humana, da conceituada revista New Scientist, publicada em Fevereiro de 2008. O autor analisa, de acordo com as ultimas pesquisas científicas, como a música é percebida no cérebro.

Destaques:
"Imagine que você colocou uma fronha de travesseiro bem esticada na boca de um balde, e várias pessoas começam a jogar ali, de diferentes distâncias, bolas de pingue-pongue. As pessoas podem jogar quantas bolinhas quiserem e com qualquer freqüência. O seu trabalho é adivinhar, apenas olhando o movimento da fronha para cima e para baixo, quantas pessoas estão ali, quem são elas e se elas estão se aproximando de você, se distanciando ou estão paradas. Essencialmente, este é o problema com o qual o seu sistema auditivo precisa lidar quando usa o tímpano como a porta de entrada da audição."

"A maioria das pessoas presume que o mundo é exatamente como mostra sua percepção. Entretanto, experimentos têm forçado pesquisadores, inclusive a mim mesmo, a confrontar a realidade de que as coisas não são bem assim. Aquilo que realmente ouvimos é o final de uma longa cadeia de eventos mentais que cria uma impressão – uma imagem mental – do mundo físico. Em nenhum lugar isso é mais impressionante do que na ilusão perceptiva na qual nosso cérebro impõe estrutura e ordem em uma seqüência de sons para criar o que chamamos de música."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário