quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Linguagem do Louvor

Autor: Dr. Wolfang H. M. Stefani
Endereço para o texto completo: http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/adoracao/linguagem_louvor.htm

Resumo:
O autor analisa o louvor, enquanto linguagem, conforme descrito e incentivado nas Sagradas Escrituras. Depois disso, leva-nos a compreender que a forma do louvor está intrínsicamente ligada ao conveito do Deus a quem adoramos. Isso explica o porque apenas Levitas eram autorizados a participar do louvor no ritual do Templo, uma vez que esta tribo teve o conceito correto de Deus, no episódio do bezerro de ouro.

Em seguida, com ampla base nas Escrituras e em textos de Ellen White, além de outros autores, o autor nos leva a compreender a aplicação dos princípios da adoração levítica, conforme ordenada por Deus, ao nosso contexto atual, levando-nos a refletir sobre a propriedade da adoração que temos, como igreja, oferecido a Deus.

Destaque:
Há, pelo menos, duas outras valiosas perspectivas a serem extraídas do registro escriturístico.

(a) Primeira, fazer a coisa certa sem genuína sinceridade de coração é uma abominação a Deus (Ver Amós 5:21-24). Mesmo quando a música no templo for executada como manda o figurino, ela será apenas ruído aos ouvidos divinos se não for acompanhada de genuíno compromisso e um sincero desejo de fazer a vontade do Senhor por parte dos adoradores.

(b) Segunda, o corolário também é verdadeiro — sinceridade, por si mesma, também não é suficiente. Davi aprendeu isso através de amarga experiência. Indubitavelmente, ele e seu povo eram sinceros em seu desejo de fazer tornar a arca a Jerusalém e, assim, dar glória a Deus. Conseqüentemente, a morte de Uzá faz com que o leitor casual se sinta desconfortável ao dizer qualquer coisa a respeito. Todavia, é proveitoso notar que as diferenças nos arranjos antes e após a tragédia não são simplesmente uma questão de transporte (comparar I Crônicas 13:7-10 e II Samuel 6:5, com I Crônicas 15:12-22). Não apenas o rei se lembrou de Números 4:15-20, com respeito a quem deveria transportar a arca, mas ele também efetuou mudanças na música na segunda vez. Considerando o que inicialmente era um tipo de "sessão aperto", com todo o mundo se acotovelando e querendo fazer um "barulho jubiloso"; na segunda vez foram empregados apenas instrumentos tipicamente associados à música sacra, e os cantores eram regidos de maneira compatível com o contexto sagrado. Aparentemente, na economia divina, a linguagem do louvor está inquestionavelmente envolvida na "diferença entre o sacro e o profano" (Ver Ezequiel 44:23 e 22:6).

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário