quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Música: do Divino ao Maligno

Autor: João Wilson Faustini
Endereço para o texto completo: http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/meio/musica_divino_maligno.htm

Resenha:
O artigo trata, com um fortíssimo embasamento bíblico, dos riscos (para a vida nesta terra e para a vida eterna) de tratar de modo negligente e música dedicada à adoração de Deus. Declara que uma música não separada rigidamente das referências de mundanismo acarreta em uma adoração não digna do nome de Deus e pode levar ao adorador à perda da vida eterna.

A música, segundo Faustini, deve possuir um equilíbrio entre ritmo, melodia e harmonia, não um exagero dos movimentos ritmados, como tem sido comum nas músicas utilizadas na igreja. Esse tipo de uso é uma profanação, segundo um parágrafo do texto que gostaríamos de destacar:

"Realmente, quando ouvimos textos piedosos da Bíblia serem cantados com este tipo de música, somos facilmente embalados pela música e, assim enganados, não percebemos o nosso comprometimento com a música e o estilo mundanos. Existe, entretanto o verdadeiro prazer espiritual, que provém de um louvor reverente e que glorifica e dignifica a Deus. Mas este prazer carnal que o abuso do ritmo, da bateria e da orquestração de boate criam, precisa ser identificado prontamente e retirado do meio do corpo de Cristo – a sua Igreja, que deve ser pura, sem mancha, nem ruga, santa e sem defeito (Efésios 5:27)."

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário