sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Música: Explicatio Textus, Prædicatio Sonora

Autor: Parcival Módolo
Endereço para o texto completo: http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/meio/musica_explicatio_textus.htm

Resumo:
O título deste artigo é sugestivo; uma tradução livre seria algo como Música, uma Explicação do Texto, uma Pregação Sonora. Através de análise dos escritos de Lutero, bem como do contexto histórico sócio-cultural da época, o autor demonstra que as afirmações deste a respeito da música sempre consideravam o conceito da Música Boa e Música Má, ou seja, música que agada a Deus e música que agrada a Satanás.

Fica claro que este dualismo permeou não apenas a época de Lutero, mas toda a Idade Média e até mesmo antes, até o final do período barroco. Fica claro também que as regras de composição utilizadas por todo este período levavam este conceito em conta.

Em seus parágrafos conclusivos o autor lamenta que este dualismo tenha se perdido e que de elo de ligação a música tenha passado a ponto de discórdia entre os irmãos e as gerações.

Destaques:
"O conceito de "qualidade", ou a definição do que seria bom ou mau no que se referia à música, era, nos séculos XVI a XVIII, bastante objetivo e claro. Falava-se em música boa e má usando-se parâmetros muito bem determinados e que iam além da beleza do produto final, da intenção de quem o produzira e, até mesmo, da finalidade da obra."

"Não acredito, como músico, que o problema seja, todo ele, causado pela música. Penso que ela é apenas sintoma, reflexo. Temo que haja muito mais a considerar. Mas é também como músico que acredito que a música verdadeiramente sacra poderá nos ajudar a reencontrar caminhos porventura perdidos, a falar da nossa identidade e, certamente, proclamar o nome daquele em quem cremos, por que cremos e como cremos. Nossa música poderá ser novamente explicatio textus, praedicatio sonora."

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário