sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Música Sacra Dentro da Cosmovisão Adventista

Autor: Pr. Douglas Reis

Endereços para os textos completos:

Parte 1: https://musicaeadoracao.com.br/20217/a-musica-sacra-dentro-da-cosmovisao-adventista-parte-1/
Parte 2: https://musicaeadoracao.com.br/20218/a-musica-sacra-dentro-da-cosmovisao-adventista-parte-2/
Parte 3: https://musicaeadoracao.com.br/20219/a-musica-sacra-dentro-da-cosmovisao-adventista-parte-3/
Parte 4: https://musicaeadoracao.com.br/20220/a-musica-sacra-dentro-da-cosmovisao-adventista-parte-4/

Resumo:
Através de uma análise da disparidade atualmente existente entre a cosmovisão doutrinária, teológica e escatológica da IASD e as músicas utilizadas em seus cultos, o autor busca conhecer e interpretar os conceitos e princípios dados por Ellen G. White a este respeito, extraindo daí conselhos práticos para um melhor alinhamento entre a nossa música sacra e a nossa cosmovisão. É um artigo extenso, dividido em três partes e uma conclusão, ao longo das quais este tema é abordado com a profundidade e consistência necessárias.

Destaques:
"Não devemos estar tão preocupados em ser conhecidos como uma "potência musical" quanto em "alcançar a norma mais alta". Isso se torna real quando "a simplicidade de Cristo" é mantida, e "os membros da igreja são participantes da natureza de Cristo". Se estamos em comunhão com Cristo e mantemos obediência à Sua Revelação, vamos apresentar uma adoração cujo impacto criativo atingirá os corações, não porque essa seja a preocupação principal, mas porque a presença de Deus produzirá impressão duradoura nos corações. Quando analisarmos a interpretação de Ellen White, abordaremos mais detidamente os aspectos normativos de sua compreensão da música na adoração."

"Uma vez que a música parte de uma cosmovisão, ela reflete determinados princípios. Muitos cristãos modernos argumentam que a letra é quem deve dar "conta do recado", transmitindo uma mensagem cristã, independentemente do seu gênero musical. Um argumento contra essa abordagem, conforme já vimos, é a questão da coerência no que tange aos princípios da Revelação. Se nos pautarmos pelos princípios da Bíblia e do Espírito de Profecia, deveríamos buscar música mais elevada, que possua uma clara distinção da música secular (principalmente, da música popular)."

"Em cima desta visão, poderemos fortalecer um sólido ministério musical dentro do contexto distrital, incentivando financeiramente pessoas que tenham talento para a música para que completem sua formação em conservatórios ou adquiram instrumentos. Esse ministério, sem dúvida, enriquecerá o culto de adoração e permitirá que os talentos que Deus concedeu não apenas sejam bem aproveitados, mas também corretamente direcionados. Músicos cristãos recebendo apoio de suas congregações é fato mais comum do que nos pareça. Para isto, basta termos um propósito bem definido e uma visão bem fundamentada sobre como dirigir a adoração em nossos cultos."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário