sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Evangelho do Entretenimento

Autor: Pr. Ciro Sanches Zibordi
Endereço para o texto completo: http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/meio/evangelho_entretenimento.htm

Resumo:
O Pr. Ciro é um conhecido autor, tendo escrito livros voltados ao público jovem, bem como livros de conteúdo teológico. Seu estilo é direto, mas com profundo embasamento bíblico. Estamos agradecidos por ter recebido autorização para publicarmos o capítulo "O Evangelho do Entretenimento", de seu último livro Evangelhos Que Paulo Jamais Pregaria, da editora CPAD.

Neste capítulo o autor analisa de forma contundente a tendência atual de as igrejas buscarem "agradar às massas", em vez de buscar fazer a vontade de Deus. Neste caminho, tudo é válido, mesmo as mais bizarras e estapafúrdias exibições, desde que a igreja se mantenha cheia. O autor busca reconduzir a liderança atual para os padrões bíblicos, demonstrando como esta tendência se encontra afastada da vontade de Deus, expressa na Bíblia, com relação a este assunto.

Como a citação de textos bíblicos é extensa, estamos utilizando neste artigo uma tecnologia de construção de páginas que facilita imensamente a leitura. O internauta terá, ao lado direito da página, uma pequena coluna com os textos bíblicos e, conforme vai lendo, ao clicar em uma passagem, o texto bíblico apresenta-se imediatamente no topo da coluna. Isto permite recorrer facilmente ao texto utilizado pelo autor para o embasamento de sua argumentação, fazendo, portanto, como os bereanos que buscavam nas escrituras para ver se as coisas eram mesmo como Paulo falava (Atos 17:11). Espero que seja de proveito para você também!

Destaques:
Nunca o mundo esteve tão religioso, e as igrejas tão mundanas.

Dessacralização é o ato ou o efeito de subtrair o caráter sagrado. É sinônimo de profanação (II Timóteo 3:2; Hebreus 12:6). No caso da música sacra, é desprovê-la dos elementos relacionados com o louvor a Deus, tornando-a vulgar, secular, mundana, como qualquer outra, chamando a atenção para os músicos e cantores, e não para Jesus, o único digno de louvor (Salmos 48:1). Lembre-se de que o Senhor habita entre louvores, e não entre os cantores e músicos (Salmos 22:3).

O evangelho do entretenimento não se restringe a música profana e shows – estes são apenas reflexo da falta de compromisso com a sã doutrina. Também não existe nenhuma restrição ou orientação pastoral aos seguidores desse evangelho quanto à linguagem, ao traje e ao comportamento. É proibido proibir. Chamam as proibições constantes da Bíblia de legalismo fanatismo, etc. (...) O crente pode agir com liberdade, porém não deve se esquecer de que o seu limite está na Bíblia (I Coríntios 6:12; 10:23; I Tessalonicenses 5:22; Tito 2:8; I Timóteo 2:9,10). Por isso, Paulo, inspirado por Deus, disse: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade" (Gálatas 5:13).

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário