terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brincando Com Fogo

Autor: Pr. Antonio José Bettero M. do Valle
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/19898/brincando-com-fogo-bettero/

Resumo:
O título sugestivo deste artigo é uma boa introdução para a abordagem do texto: ao flertarmos com os entretenimentos mundanos em nossa adoração, estamos brincando com fogo. E, podemos acrescentar que esta brincadeira é bastante literal, se considerarmos o juízo final.

O autor, um pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia fala bastante francamente sobre os desvios a que a falta de parâmetros claros e firmes nesta área (apesar dos princípios bíblicos e das instruções de Ellen G. White) tem levado a nossa adoração e nosso senso da santidade de Deus.

Destaques:
"Instruções claras e definidas têm sido dadas" , nas teses doutorais, em livros de gente séria e no Espírito de Profecia, mas o que acontece em nossa igreja é outra realidade. Interesses pessoais atropelam tudo isso, como se essas instruções não existissem. Quais são os critérios utilizados? Pesquisa de mercado, gosto do público alvo, meu gosto pessoal, muita animação, ritmo, batida, emoções. Estão explorando as tendências e a simplicidade de um povo. Indefinidos, populistas e comerciantes estão regendo o que chega aqui nas congregações. E o povo entra rápido no ritmo, segue cegamente tudo que vem de cima, como sendo o certo. Aquilo que agrada à maioria, tem o apoio da maioria. "Só se contesta o que incomoda" E os incomodados são uns poucos que estudam e querem fazer o certo."

"O fato de os cantores convidados sempre trazerem duas, três músicas para apresentar, mostra que vieram fazer uma apresentação, não foram ensinados a considerar o culto, a Palavra, o tema do sermão. O objetivo é claro – apresentação e não adoração. É fácil medir o grau: tente arrazoar, pedindo uma só música que mais se enquadre à mensagem, ou porque o tempo está esgotado. Veja a reação, sinta o clima. Quer saber onde está o verdadeiro objeto de adoração? Diga não nesta área tão sensível, discorde."

"Você jamais será o mesmo após ouvir a verdade. Ou vai melhorar ou piorar. Existe um conflito cósmico ocorrendo e a sua mente é o campo de batalha. É você quem decide quem vai ser o vencedor. Este grande conflito está presente em cada momento, em cada pensamento, em cada ato de sua vida. Cada palavra, cada atitude, cada música, cada roupa tem uma mensagem, está dizendo algo para alguém à sua volta, ou para anjos bons e maus. A neutralidade não existe neste conflito, nem em pensamentos nem em atos. Tudo que você escolhe ou faz está exaltando a Deus ou ao inimigo; está dizendo quem merece sua obediência, sua adoração. Suas escolhas, sua vida estão adorando a quem? Tem mostrado que você está de que lado? Deixe Jesus ser o vencedor em sua mente e coração."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário