terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Dança na Adoração à Luz da Bíblia

Autor: Levi de Paula Tavares
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/20159/a-danca-na-adoracao-a-luz-da-biblia/

Resumo:
Este texto, que é par do texto divulgado recentemente, intitulado O Uso da Percussão na Adoração à Luz da Bíblia, faz uma análise dos relatos e princípios bíblicos, corroborados por estudos de renomados eruditos, acerca da utilização de expressões corporais, notadamente a dança ao som de instrumentos rítmicos, no contexto da adoração a Deus.

A análise se dá através da resposta, à luz da Palavra de Deus, aos principais argumentos utilizados por aqueles que buscam defender a utilização da dança na adoração, a saber:


1 – Miriã, a profetisa, dançou com pandeiros e levou o povo de Israel ao mesmo. (Êxodo 15:20,21)

2 – Davi "dançou diante do Senhor" (II Samuel 6:14-16)

3 – Os textos de Salmos 149:3 e 150:4 mandam louvar ao Senhor com danças

4 –Profetas em Israel profetizavam ao som de tambores. (I Samuel 10:5)

5 –A filha de Jefté dançou diante do pai com adufes. (Juizes 11:34) Além disso, as mulheres de Israel dançavam diante de Saul e de Davi com adufes. (I Samuel 18:6; 21:11).


Destaques:
"É importante notar que Davi, que é considerado por muitos como o exemplo principal para a dança religiosa na Bíblia, nunca deu instruções aos levitas com respeito a quando e como dançariam no Templo. Se Davi cresse que a dança deveria ser um componente na adoração divina, sem dúvida teria dado instruções relativas a ela aos músicos levitas que designou para se apresentarem no templo. Sua omissão da dança na adoração divina dificilmente pode ser considerada como um lapso. Ao contrário, ela nos fala da distinção que Davi fez entre a música sacra, executada na Casa de Deus e a música secular tocada fora do Templo para o entretenimento."

"Quanto à compreensão correta dos salmos, deveríamos ter em mente o princípio da hermenêutica bíblica que diz que sempre deveríamos considerar o estilo literário do conteúdo em estudo. É uma narrativa histórica? É uma parábola, uma declaração profética? Estas perguntas devem ser feitas pelo estudioso diligente de forma que, a partir de suas respostas, possa buscar uma interpretação coerente. Os salmos devem ser compreendidos como fazendo parte do estilo literário poético e como tais não deveriam ser interpretados como sendo literais."

"Outro ponto a considerar é que o tambor, em suas diversas formas, sempre fez parte da música folclórica e popular hebraica. Porém, quando Davi, por ordem divina, planejou e, posteriormente, Salomão instituiu o serviço levítico no Templo, nenhum instrumento de percussão foi admitido na adoração. O evento descrito em I Samuel 10 ocorre muitos anos antes de Davi haver estabelecido essas orientações. E, mesmo depois dessas orientações, o povo continuou usando esses instrumentos em suas manifestações musicais fora do Templo."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário