terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Uma Análise do Livro "Uma Vida Com Propósitos" - Dia Dois - Você Não é Um Acidente

Autor: Scott Mooney
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/28706/uma-analise-do-livro-uma-vida-com-propositos-dia-dois/

Resumo:
Trata-se da segunda parte de uma série de quarenta capítulos, uma para cada capítulo do conhecido livro "Uma Vida Com Propósitos", de Rick Warren.

É impressionante como tantos renomados líderes cristãos tem aceitado sem questionar os conceitos expressos neste livro. Porém, ao leitor mais atento e profundamente comprometido com a solidez dos conceitos expressos na Palavra de Deus, há certos pressupostos básicos que não se encaixam na revelação que temos na Palavra.

Conforme o autor expressa na Introdução ( https://musicaeadoracao.com.br/28711/uma-analise-do-livro-uma-vida-com-propositos-introducao/ ), seu propósito é demonstrar "como os conceitos fundamentais deste livro são diretamente contrários à essência da verdade cristã."

Destaques:
"Ele cita o cientista Dr. Michael Denton, que disse "...o cosmos é um conjunto especialmente projetado com a vida e raça humana como seu objetivo fundamental e propósito, um conjunto no qual todas as facetas da realidade tem seu significado e explicação neste fato central."(p.24). Warren então em seguida adiciona sua própria declaração "A Bíblia disse a mesma coisa milhares de anos atrás." (p.24). Ele cita Isaias 45:18 para sustentar sua visão: "Deus formou a Terra... Ele não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada". Contudo, a afirmação que Deus pretendesse que a Terra fosse habitada por pessoas, dificilmente é o mesmo que se dizer "todas as facetas da realidade tem seu significado e explicação" no "fato central" da vida humana. A declaração do Dr. Denton é clara o bastante, mas está longe de ser claro se sua declaração conclui a mesma coisa que a Bíblia tem dito por milhares de anos. Devemos dar a este ponto escrutínio muito maior do que Warren permitiu."

"Warren parecia indicar a idéia cristã de significado na abertura deste capítulo com sua descrição inspiradora da oniciência e onipotência do Soberano Criador. Mas as palavras podem significar muitas coisas diferentes. Faz-se necessária a elaboração do sistema maior aonde palavras são proferidas com o objetivo de conhecer verdadeira e completamente com qual objetivo foram empregadas. Conforme prosseguimos pelo Dia Dois fica difícil manter a presunção de que Warren se refere ao Deus da Bíblia, ao Deus do Cristianismo histórico e bíblico, ao Deus de nossos pais. Na melhor das hipóteses, poderíamos até dizer que Warren interpretou mal as palavras do Dr. Denton. Contudo, quando chegamos às observações de Warren sobre significado e realidade, constatamos que quanto mais ele elabora sua visão, mais sua visão diverge da ortodoxia cristã."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário