quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Cristão, a Cultura e a Música Secular

Autor: Prof. Valdecir Simões Lima
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/19905/o-cristao-a-cultura-e-a-musica-secular/

Resumo:
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a relação entre cultura, música secular e a identidade do cristão nos tempos modernos. Ele tem o propósito de analisar a música secular, como formadora de uma consciência e estilo de vida que pode ou não ser conflitante com a vida do cristão inserido na cultura moderna. Baseando-se em alguns conceitos teóricos, reflexões e análise bíblica, o trabalho destaca a necessidade de uma postura espiritual autêntica para se proteger das influências materialistas contemporâneas. Assim, o artigo considera a intenção de se proteger dos riscos modernos como uma possibilidade real na vida daquele que se propõe a exercer a fé.

Destaques:
"É por meio da arte que vêm os questionamentos e releituras de nosso tempo. Em uma sociedade onde até o homem é dessubstancializado, a música torna-se uma voz que se levanta paralelamente aos acontecimentos sociais e políticos, para criticar, repensar, mas principalmente para estabelecer os conceitos pós-modernos. Afinal, a música também é vítima das mesmas características desse momento histórico."

"Da mesma maneira, a música é vital à religião, necessária ao culto e à adoração. "Apresentemo-nos ante a sua face com louvores" (Salmo 95:2). "A música é um dos melhores veículos para manter a memória viva, e o meio mais efetivo para impressionar o coração com a verdade espiritual".(10) Neste aspecto, encontramos um ponto de ligação entre a música secular e a música sacra pois nota-se que a música faz parte da vida e da adoração. Ademais, cânticos cristãos e algumas canções seculares têm temas comuns. Temas que enaltecem o relacionamento entre os seres humanos, a Natureza e os costumes, e são apresentados em variadas formas, ritmos e estilos."

"Muitas pessoas estão perdidas em meio a águas pouco ou muito poluídas, mas venenosas o suficiente para matar a espiritualidade de todo aquele que se afasta da verdadeira Fonte segura. Talvez isso ocorra porque falar do Espírito como alternativa para solucionar problemas não seja uma atitude muito acadêmica para o nosso tempo."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário