terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Experiências Carismáticas na Igreja Adventista do Sétimo Dia; Presente e Futuro

Autor: George E. Rice
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/20619/experiencias-carismaticas-na-igreja-adventista-do-setimo-dia-presente-e-futuro/

Resumo:
O autor é membro do Ellen G. White Estate, ou seja, é uma autoridade para indicar qual é a interpretação apropriada aos textos do Espírito de Profecia. Com base em uma série de 12 artigos escritos por Arthur L. White para a Review ans Herald, o autor discorre sobre os conselhos de Ellen White acerca das experiências carismáticas ocorridas no passado e como elas deveriam se repetir no futuro, contradizendo alguns autores que pretendem dar uma interpretação historicista a alguns textos sobre este assunto, notadamente o texto que descreve as experiências carismáticas ocorridas na campal de Indiana em 1900 (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pp. 31-39).

Destaques:

"Qual foi o perigo que a profetiza viu lançando sua sombra sobre a senda do povo de Deus? Poderia ser que ela compreendera que Satanás introduziria as experiências extáticas em nossos cultos de adoração com o propósito de desviar as pessoas para longe da Palavra de Deus como sendo o árbitro das experiências religiosas, para os exercícios emocionais como o critério para uma experiência genuína? Uma coisa é clara; conforme a compreensão de Ellen White se aprofundou e Deus revelou a ela os métodos que Satanás usaria para ganhar o controle das igrejas cristãs ao término do grande conflito, suas palavras de cautela tornaram-se mais claras e mais fortes, conforme ela se conduziu a igreja para longe das experiências extáticas e emocionais."

"Nosso culto de adoração não deve ser frio e sem vida. Ellen White diz que existe um entusiasmo saudável, mas o que é um entusiasmo saudável? "Unicamente o Espírito de Deus pode criar um entusiasmo são. Deixai que Deus opere, e ande o instrumento humano silenciosamente diante dEle, vigiando, esperando, orando, olhando a Jesus a todo momento, conduzido e controlado pelo precioso Espírito que é luz e vida" (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pp. 16, 17). Um entusiasmo saudável é uma alegria santa que resulta de contemplarmos a obra de Deus. Esta alegria é expressa em louvor e adoração conforme o ser humano caminha mansa e reverentemente na presença do grande Criador e Redentor."

"Devemos estar em guarda, que nossa experiência espiritual esteja fundamentada na Palavra de Deus, e não em experiência extáticas. Fortes alertas são dados àqueles que buscam um pico emocional através de uma "experiência espiritual". A Palavra de Deus deve ser o sólido fundamento sobre o qual construímos a nossa experiência. Qualquer outra coisa, eventualmente provará ser um fundamento na areia. Note a ênfase colocada sobre a Palavra como base para nossas vidas espirituais."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

2 comentários:

  1. O Administrador deste Blog é Adventista?

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana.
    Sim, os administradores deste blog e do site Música Sacra e Adoração (http://musicaeadoracao.com.br) são membros ativos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

    Para maiores detalhes, veja nossa página "Quem Somos", em http://musicaeadoracao.com.br/sobre/

    ResponderExcluir