terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Gospel é Pop: Música e Religião na Cultura Pós-Moderna

Estamos divulgando um trabalho muito especial:O Gospel é Pop: Música e Religião na Cultura Pós-Moderna. Trata-se da tese de Mestrado em Música pela UNESP de Joêzer De Souza Mendonça, que mantém o blog Nota na Pauta ( http://notanapauta.blogspot.com/ ). Este material está disponível para leitura e download no endereço https://musicaeadoracao.com.br/recursos/arquivos/livros/gospel_pop_joezer.pdf.

Sendo uma tese de mestrado, é um trabalho denso, detalhado, mas que deve ser conhecido pelo pesquisador sério, principalmente por aqueles que se preocupam com as tendências Gospel que têm despontado mesmo nas igrejas tradicionais, como a Igreja Adventista. É uma obra importante porque aponta claramente a origem dessas tendências, bem como o seu resultado: a banalização da separação entre o sagrado e o profano, com a sacralização de estilos musicais de forte apelo popular e "em superficialidade hermenêutica, em distorções de conteúdos doutrinários e em subtração da solenidade e da reverência em prol da festividade e da descontração"

Destaque das Conclusões Finais:

"A defesa intransigente da chamada “revolução gospel” tem acarretado o aparecimento de novas zonas de segregação e autonomia. Segregação em face do isolamento dado às músicas que perfazem a trajetória da hinódia cristã, o que traduz tanto o senso de não pertença ao passado quanto o sentido de presente perpétuo mobilizados dentro da cultura pós-moderna; e autonomia verificável no apego exacerbado a nova e excludente tradição surgida na dinâmica do gospel contemporâneo, ou seja, apenas os mecanismos e estratégias da cultura gospel são admitidos como satisfatórios para as demandas espirituais dos evangélicos e como instrumentos indispensáveis de evangelização da juventude. "
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário