terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Perigo de Desfoque da Função Primária da Música Litúrgica Protestante

Autor: Pedro Augusto Dutra de Oliveira
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/20269/o-perigo-de-desfoque-da-funcao-primaria-da-musica-liturgica-protestante/

Destaques:

"Se nos preocupássemos em educar musicalmente nossas congregações não mais nos preocuparíamos tanto com questões desse tipo, pois por si só cada membro abriria mão de ouvir e praticar dentro e fora da igreja todo o lixo musical que a indústria cultural nos impõe, lixo esse que muitas vezes aparece sem restrições dentro da igreja, pois muitas vezes cumprem todas as regras da suposta "música aceitável", mas continuam a ser lixo. A educação musical abriria possibilidades musicais mais interessantes para todos."

"Com certeza, o simples fato, de se entoar a mesma música que pessoas que compartilharam a mesma fé entoaram, traz encorajamento, animação ao coração e acende a fé dos atuais peregrinos. É revificante, ao entoar o hino Ein' feste Burg (Castelo Forte), saber que o mesmo foi entoado por Lutero em momentos de dificuldades e durante séculos por pessoas que professavam a mesma fé. Para aqueles que possuem um berço na igreja, é reacender a fé entoar o hino que o pai, avô ou até mesmo o bisavô, mais gostava, pessoas que professaram a fé durante a vida, desancaram e que aguardam sua recompensa. Acredito que por gerações foi cantado o canto de triunfo entoado pelo povo de Israel quando foram livrados por Deus do exército de Faraó."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário