sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Rumo a uma Teologia Adventista de Adoração

Autor: George W. Reid
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/19680/rumo-a-uma-teologia-adventista-de-adoracao/

Resumo:
George W. Reid é ex-diretor do Instituto de Pesquisas Bíblicas da Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia. Na introdução artigo, ele nos fornece o seguinte esboço:

"Até este ponto os adventistas não investigaram o assunto da adoração de maneira profunda, e estão satisfeitos em adaptar conceitos e formas receberam de outros cristãos, pois pensamos que nossa obra principal se encontra em outras áreas - proclamar a mensagem do breve retorno do Redentor em glória e como nos preparamos para esse grande evento. ... O que ainda necessita ser feito é formular uma sustentação teológica daquilo que a adoração significa para os adventistas. Este artigo pretende contribuir para essa tarefa de forma preliminar."

Destaques:

"Extraímos nossas definições de adoração a partir de fontes bíblicas, bem como da experiência humana. Embora a antropologia secularizada ofereça descrições genéricas, apontando elementos de similaridade entre todas as tentativas dos seres humanos para alcançar o divino, existem diferenças significativas, especialmente entre a adoração cristã e pagã. Alguns argumentam que uma grande afinidade a qualquer idéia ou objeto constitui adoração. Assim, o ateu pode adorar. Esta definição não se enquadra ao uso do termo nas Escrituras, portanto, não pode ser aplicada a um culto cristão que segue normas bíblicas."

"Na adoração, reconhecemos a unicidade de Deus. O relacionamento é objetivo. Quer adoremos ou não, Ele existe de forma inalterada em todos os sentidos. A adoração cristã nos leva a uma revisão de nós mesmos, em função da Sua natureza e Seu conhecimento de nós. Em tal adoração reconhecemos a Deus como fonte de tudo sendo, portanto, o próprio iniciador do culto. Estendemos a mão em resposta à iniciativa divina."

"Muitas das forças que transformaram o culto cristão primitivo em sua expressão medieval continuam a influenciar-nos hoje. Se estivermos comprometidos com três princípios básicos: (1) A adoração é teocêntrica, é um culto a Deus, (2) A adoração deve concordar com uma teologia correta, e (3) A adoração deve ter como padrão as normas bíblicas; teremos diretrizes confiáveis. Equívoco em qualquer um desses princípios fundamentais apresenta problemas sérios."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário