quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Cronologia do Salmo 150 e o Uso de Danças e Tambores

Autor: Gilberto Theiss
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/20153/dancas-e-tambores-no-salmo-150/

Resumo:
O Salmo 150 autoriza o uso de tambores e danças na adoração em nossas igrejas? Fazendo uma análise histórica do contexto litúrgico israelita e das características do Salmo 150, o autor deste artigo busca determinar a sua cronologia e as suas implicações para a liturgia atual, no que diz respeito ao uso de danças e tambores.

Destaques:
"Ao longo da história de Israel, embora ainda houvesse resquícios de idolatria e poligamia, percebemos que uma reforma progressiva foi se tornando realidade. Na medida em que o tempo avançava, muitos costumes foram sendo descartados e abandonados. Além das questões morais, é possível perceber uma reforma, também, no âmbito da liturgia de adoração de Israel para com Deus. E esta transformação ou reavivamento e reforma pode ser visto especialmente, em seu clímax, no santuário de Salomão."

"É claro que, descobrir o autor facilitaria grandemente nossa ânsia em definir, senão uma data precisa, mas pelo menos um período aproximado de sua escrita. Numa discussão a este respeito, alguém, certa feita indagou: 'Se descobríssemos o autor, facilmente identificaríamos o período em que este Salmo fora escrito'."

"Lembremo-nos que, no conflito final, as revelações contidas no livro do Apocalipse, especialmente o capítulo 14, apresentam um acirrado combate baseado em tudo o que esteja permeado de verdadeira e falsa adoração. Não é de se admirar que os alicerces que sustentam a verdadeira adoração, além do próprio estilo de vida, se baseiem também na observância do Sábado e no culto entoado por cânticos."

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário