quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Expansão Evangélica e a Retração Intelectual do Cristianismo

Autor: Joêzer Mendonça
Endereço para o texto completo:https://musicaeadoracao.com.br/28690/a-expansao-evangelica-e-a-retracao-intelectual-do-cristianismo/

Resumo:
Que o segmento evangélico está crescendo, disso ninguém duvida. Já há algumas décadas este crescimento avantajado vem se consolidando e hoje dados do IBGE mostram que 18% da população brasileira declara-se evangélica.

Mas qual tem sido o impacto deste crescimento na sociedade? Analisando do ponto de vista cultural e intelectual, constata-se que este crescimento é espantosamente negativo, baseando-se em duas questões principais: o anti-intelectualismo e o desejo de reconhecimento social.

Porém, podemos constatar que este posicionamento é completamente contrário à sã doutrina, visto que a intelectualidade é condição indispensável para o crescimento na fé, segundo já defendia Anselmo, teólogo do século XII. Portanto, fica o alerta firme e bem elaborado deste excelente artigo.

Destaques:
"Na boa intenção de formar evangelistas, as faculdades de teologia acabam desestimulando a erudição. Já li artigos conclamando os mestres e doutores a abandonar o pensamento teórico e partir para a prática. Entendo essa preocupação urgente de levar a mensagem ao mundo, mas não compreendo porque alguns líderes vêem a discussão teórica como um fator que impede a prática. Ora, a pesquisa e a formulação de ideias e conceitos é justamente a sala de ginástica que prepara os líderes no exercício da argumentação e na defesa da fé."

"O cristianismo precisa ser apresentado à sociedade como uma escolha espiritual e intelectual respeitável. No entanto, as formas de divulgação evangélica muitas vezes têm trazido mais opróbrio que respeitabilidade."

"Como é que o cristianismo evangélico quer ser uma alternativa política se seus bispos e pastores são flagrados em corrupção financeira? Como ser uma alternativa cultural se shows, baladas e raves gospel são divulgadas como a opção para baladas seculares? Como "cristianizar" a publicidade se a cantora gospel virou garota-propaganda de marcas de roupas e acessórios? Como ser alternativa espiritual se estão a medir a unção divina com base em troféus de "melhor isso" e "melhor aquilo"?"


Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário