terça-feira, 16 de agosto de 2011

"Fiz-me Fraco Para com os Fracos" - Até Que Ponto?

Autor: Leonardo Bruno Galdino
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/28693/fiz-me-fraco-para-com-os-fracos-ate-que-ponto/

Resumo:
Um grupo de evangélicos de São Paulo decide sair no carnaval, animado por uma escola de samba carioca. Para racionalizar seus atos, utilizam o texto de Paulo, em I Coríntios 9:22, que diz: "Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns."

Será que este texto realmente nos autoriza a utilizar os métodos e a linguagem do mundo para aumentarmos o números dos membros de nossas igrejas? Sair em um desfile de carnaval seria uma estratégia evangelística apropriada?

Destaques:
"Como se não bastasse, Paulo ainda teve que sofrer adaptações culturais. Ele mesmo disse que "sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível" (I Coríntios 9:19). O que será que o apóstolo estava querendo transmitir com essa intrigante afirmação? Penso que aqui reside o cerne do problema hermenêutico."

"Notamos aqui que Paulo em momento algum negocia sua teologia a fim de parecer "politicamente correto". Muito embora ele tenha lançado mão de pensamentos dos próprios filósofos gregos para realçar seu argumento (…), ele não usou seu amplo conhecimento cultural como um fim em si mesmo."

"Dou graças a Deus pelo contexto! É por intermédio dele que eu posso identificar quais eram as intenções originais dos autores bíblicos aos seus destinatários. Sem essa percepção não pode haver uma correta interpretação da Bíblia."

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário