quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Domínio da Mente no Cristianismo Através da Música

Autor: Glauber Souza Araujo
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/21634/o-dominio-da-mente-no-cristianismo-atraves-da-musica/

Resumo:
Algumas pessoas menos informadas podem supor, a partir de uma análise apressada do título, que o presente artigo seja uma "teoria da conspiração" ou coisa parecida. Porém, adiantamos que este artigo é um trabalho acadêmico, sendo que o autor é Mestrando em Ciências da Religião.

O artigo faz uma análise inicial das técnicasusadas por psicólogos paralevar seus pacientes a estados de alta excitação. Em seguida, concentra-se nos estados de êxtase encontrados nos cultos religiosos, de diversas crenças. Neste ponto, amúsica é introduzida como veículo apropriado para induzir os praticantes destes ritos a alcançar o desejado estado de excitabilidade. Tendo feito esta análise o autor se volta para o cristianismo, comprovando que a mesma metodologia é empregada largamente nos meios cristãos.

Destaques:
O êxtase não é um fenômeno que acontece apenas no meio "secular". Ele também é experimentando no âmbito religioso. Assim sendo, nos interessa especialmente a interpretação de Mendonça (1997, p. 150) acerca deste fenômeno: "O êxtase pode ser definido como um estado de consciência alterado, com maior ou menor intensidade, e que se caracteriza pela passagem que o individuo sofre de uma realidade para outra. Na maior parte das vezes o êxtase é procurado pelos indivíduos, especialmente nas práticas religiosas em que é valorizado como canal de comunicação com o sagrado".

Quero salientar mais uma vez que, sempre quando os seres humanos, mesmo nas sociedades mais evoluídas, são impelidos a dançar sob-ritmos possantes e repetitivos, suscita-se uma atmosfera de sugestionabilidade aumentada que libera tensões acumuladas, ódios e outras emoções dos participantes. As crenças em líderes religiosos ou políticos ou sociais podem ser fortalecias, ou também eliminadas para serem substituídas por alguma crença diferente, dependendo do comportamento e dos propósitos daqueles que controlam os acontecimentos.

Podemos afirmar que, apesar do êxtase religioso não ser frequente entre cristãos como o é em religiões afro, sendo às vezes até condenado, nos últimos tempos, tem se tornado mais frequente, especialmente em igrejas que valorizam o louvor carismático. A música, mais uma vez, é um dos métodos mais utilizados para alcançar o êxtase (MEDONÇA, p. 150). Esse fenômeno pode ser facilmente observado em ambientes pentecostais.

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário