terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O Cântico Congregacional e o Ministério da Palavra – Parte 2 - Música de Adoração e Teologia

Link to Música Sacra e Adoração

Até o tempo do Rei David, o papel da música no culto foi um pouco incidental. Não foi por acaso que o "homem segundo o coração de Deus" institucionalizou os músicos levitas. Mas o que exatamente os músicos levitas faziam? Não há uma descrição claramente detalhada das responsabilidades do músico levita, mas, assim como em muitos outros temas na Bíblia, um quadro vívido começa a emergir quando colocamos juntos vários elementos soltos.

(...) I Crônicas 24 e 25 nos mostram que os sacerdotes e os músicos tinham turnos de duas semanas de tempo de serviço no templo em Jerusalém. Isso levanta uma questão fascinante, "O que eles estavam fazendo o resto do ano?" Parte desta pergunta é respondida na atribuição autoral dos Salmos. Sabemos que tanto Hemã quanto Etã e Asafe escreveram Salmos. [15] Foi Asafe quem proclamou que Deus é o dono do "gado sobre milhares de montanhas" (Salmos 50:10). Se um músico da igreja moderna escrevesse uma letra de louvor como o Salmo 50, provavelmente não conseguiria publicá-la na indústria da música cristã contemporânea, e poderia estar no caminho mais curto para ser demitido de sua igreja. O Salmo 88 de Hemã é incontestavelmente o mais triste de todos os Salmos. Tudo isto para dizer que os músicos levitas escreveram Salmos e esses Salmos não eram submissos às demandas emocionais gnósticas da música da igreja evangélica do século XX.

 
Continue lendo em O Cântico Congregacional e o Ministério da Palavra – Parte 2 - Música de Adoração e Teologia (http://musicaeadoracao.com.br/50501/o-cantico-congregacional-e-o-ministerio-da-palavra-parte-2/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário