sexta-feira, 8 de março de 2013

Hinos do Hinário Adventista com Cifras - Término do projeto


 
Link to Música Sacra e Adoração

Hinos do Hinário Adventista com Cifras - Término do Projeto

É com grande alegria que anunciamos o término do projeto de cifragem do Hinário Adventista.

Este projeto, iniciado em Novembro de 2007 pelo músico soteropolitano Gabriel Melo Borges da Silva, recebeu desde o início total apoio do Música Sacra e Adoração, tendo sido mantido com tenacidade e perseverança durante todos este anos.

Sendo um trabalho pessoal e voluntário, realizado em momentos que, de outra forma, seriam dedicados ao lazer e ao descanso, o ritmo de produção ficava muitas vezes prejudicado por outros fatores mais prioritários como o trabalho remunerado e o convívio familiar. Neste período recebemos muitas mensagens de apoio e incentivo de nossos leitores, as  quais agradecemos.

Por parte do Gabriel Borges, a parceria para a efetivação deste trabalho envolveu a análise musical detalhada de cada um dos 610 hinos e a preparação de um arquivo de imagem com a partitura e as cifras sobrepostas. Ele teve ainda o cuidado de indicar os acordes mais importantes em cada hino, facilitando assim a leitura daqueles que teriam dificuldade de acompanhar todas as variações harmônicas e modulações das músicas.

Da parte do Música Sacra e Adoração, tivemos o trabalho de preparar as imagens para publicação e criar as páginas para cada hino. Tivemos o cuidado, também, de acrescentar a letra de cada hino, de forma destacada no corpo da página, e fazer uma minuciosa revisão nas referências bibliográficas dos autores e compositores, bem como dos títulos originais. Esta revisão revelou informações muito interessantes, que foram destacadas como observações. Damos abaixo alguns exemplos:

- Hino 142 - Esta melodia, arranjada pelo autor a partir de um trecho do poema sinfônico Finlândia, é normalmente utilizada com o hino Stille, meine Wille, dein Jesus hilft siegen de Katharina Amalia Dorothea von Schlegel (1697 - cerca de 1768), que foi traduzido para o inglês por Jane Laurie Borthwick (1813-1897) com o nome de Be Still, My Soul, e para o qual existem várias traduções em português. A letra utilizada no Hinário Adventista é uma composição original em Português.

- Hino 351 - Foram encontradas três letras diferentes com o título Never Alone: de Ludie Carrington Day Pickett (1867-1953), publicada em 1897; de Eliza Edmunds Hewitt (185l-1920), publicada em 1898 e de V. A. White (? - ?), publicada em 1896. Apesar de apresentarem o mesmo tema, os três poemas são muito diferentes entre si; contudo, compartilham a letra do coro. A letra em Português foi adaptada à música e, portanto, não é possível dizer com certeza qual dos três poemas originais deu origem à versão que temos no Hinário Adventista.

- Hino 454 - A melodia deste hino é utilizada juntamente com o hino Sun of My Soul de John Keble (1792-1866), mas a poesia utilizada no Hinário Adventista é original de Dario Pires de Araújo, e não uma tradução. Esta melodia, intitulada HURSLEY, é atribuída por algumas fontes a um músico desconhecido chamado Peter (ou Paul) Ritter (? - ?), publicada no Katholisches Gesangbuch (Hinário Católico), de Vienna em 1774.

Outro ponto que entendemos ser muito importante foi a iniciativa de criar arquivos de som no formato MIDI para que o hino pudesse ser ouvido online. Para alguns hinos o arquivo já existia, mas em arranjos diferentes ou na tonalidade original, já que os hinos do Hinário Adventista foram praticamente todos eles transpostos para baixo. Assim, todos os hinos possuem o MIDI, em 4 canais, com os timbres padronizados e executando exatamente as notas escritas no hinário, sem arranjos extras. Faltam ainda cerca de 80 hinos para realizar a revisão e padronização do MIDI, mas todos os arquivos estão presentes.

Agradecemos a Deus por ter permitido este projeto, ao Gabriel Borges pela perseverança e pela qualidade do trabalho, e a todos os nossos leitores, pelo apoio e pela divulgação.

Nosso desejo é que o nome do nosso Deus seja mais e mais exaltado.




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário