quarta-feira, 23 de maio de 2012

Hinologia Adventista em Defesa da Trindade: Uma Análise da Pessoa do Espírito Santo

Autor: Eleazar Domini

Endereço para o texto completo: http://www.musicaeadoracao.com.br/hinos/hinos_trindade.htm

Resumo:

O texto, fartamente ilustrado com cópias de hinos antigos, demonstra claramente que a doutrina do Espírito Santo, como a conhecemos hoje, já estava presente na hinódia adventista desde os nossos primeiros hinários, ainda no século 19.

Estes fatos contrastam com a visão antitrinitariana defendida por algumas pessoas, que querem afirmar que os pioneiros adventistas (inclusive Ellen G. White) não acreditavam na pessoa do Espírito Santo e que esta doutrina seria uma concessão moderna ao catolicismo romano.

O artigo destaca que Ellen G. White usou estes hinários por cerca de 39 anos e nunca fez qualquer advertência com relação ao seu conteúdo.

Destaques:

"O presente artigo objetivou responder ao grupo resumido de dissidentes que não crêem na Trindade, analisando-se de forma cronológica e crescente a Hinologia Adventista do Sétimo Dia. O consenso geral, por parte dos tais dissidentes, de que os pioneiros em sua inteireza eram antitrinitarianos, não corresponde à realidade dos fatos. Como foi apresentado, de maneira a não deixar dúvidas, o tema da Trindade esteve presente na Hinologia Adventista desde seus primórdios, atravessou gerações e chegou a atualidade. Pessoas de iminência dentro do corpo de pioneiros da igreja como Edson White (filho da senhora White) e seu primo Franklin Belden, prepararam hinários como o que foi publicado em 1886 (Hymns and Tunes) e o de 1900 (Christ in Song). Hinários estes que continham vívidas letras trinitarianas e até menção a própria Trindade (como foi bem apresentado nas divisões gerais do Hinário Christ in Song, feito por Belden). É importante salientar que nenhum desses hinários foi de particular posicionamento, mas todos obtiveram o aval do comitê da Associação Geral, dando assim, uma seriedade ao assunto que ora foi discutido."

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br