segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O Cântico Congregacional e o Ministério da Palavra – Parte 1 - A Música e a Palavra

Link to Música Sacra e Adoração

A igreja tem passado por modismos de urgências. Um passeio casual por qualquer livraria cristã a cada poucos anos demonstra de maneira satisfatória este padrão.

O assunto do momento há cerca de duas décadas era se o anticristo pousaria ou não na União Soviética. Agora tais livros podem ser comprados em sacolões de desconto dos distribuidores de livros cristãos.

Francis Schaeffer falou da tendência à paz e enriquecimento pessoal, antecipados por ele ao observar que o idealismo do final dos anos 1960 estava deixando de cumprir suas promessas. Vimos este hedonismo predito em nosso país alcançar um pico máximo nos anos 1980 e na comunidade cristã este fenômeno desencadeou um dilúvio de literatura de auto ajuda. Houve programas cristãos com doze passos para cada vício imaginável e cinquenta outros além destes. Os prolíficos autores da psicologia cristã só foram superados pelos autores de contos de romance os quais, aliás, parecem estar criando a nova tendência para as publicações cristãs. Nós batizamos institucionalmente o rock'n'roll nos anos 80; agora estamos ungindo contos de Arlequim nos anos 90.

Continue lendo em O Cântico Congregacional e o Ministério da Palavra – Parte 1 - A Música e a Palavra (http://musicaeadoracao.com.br/50499/o-cantico-congregacional-e-o-ministerio-da-palavra-parte-1/)

domingo, 30 de dezembro de 2012

Não Precisamos de Cantores!

Link to Música Sacra e Adoração

Não, não precisamos. Se você é cantor (a), fique sabendo que nós não precisamos de você. Curto e grosso assim. Suas técnicas vocais, sua expressão musical, sua interpretação, sua presença de palco, seu timbre de voz, não precisamos de nada disso. Totalmente inúteis.

Está assustado? Impressionado, decepcionado, ultrajado, revoltado, chateado, histérico, curioso? Problema seu, continuamos não precisando de você. E sabe por quê? Já estamos cheios disso. Já tem muita gente que canta. Temos corais, grupos, quartetos, trios, duetos, solistas, instrumentistas demais. E fazendo o quê? Música.

Continue lendo em Não Precisamos de Cantores! (http://musicaeadoracao.com.br/50510/nao-precisamos-de-cantores/)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A Magia do Natal

A Magia do Natal
 
Pr. Julio Oliveira Sanches
 
O anúncio na TV chamava a atenção para a "magia do Natal". A magia materializava-se em comprar, comprar e comprar agora e só começar a pagar após o carnaval. Concorrer ao sorteio de um carro mediante determinado valor gasto no shopping, patrocinador do anúncio. Comparecer à recepção o papai-noel que chegaria de helicóptero no estacionamento, com dia e hora marcados. Visitar a exposição de carros antigos patrocinada por agência tal. Ser fotografado com papai--noel, com direito a um chocolate de marca famosa, a mais conhecida do Brasil e, depois adquiri-lo para a ceia de Natal. Ah! Não esquecer que no shopping havia uma exposição de cães e gatos, com direito a doações, mediante sorteio, e aquisição de um bichano. Tudo patrocinado pela loja "cachorro feliz". Durante a semana artistas renomados e a dupla caipira da cidade fariam apresentações especiais para os frequentadores do shopping. As guloseimas da ceia de Natal poderiam ser encomendadas com antecedência na praça de alimentação, Box 25, a preços irresistíveis. Os que desejassem, poderiam receber em casa os deliciosos pratos, claro, mediante pequena taxa a ser paga ao motoqueiro. Afinal era dezembro e o shopping estava engalanado com a contagiante "magia do Natal". Era só aproveitar e festejar. Em nenhum momento Jesus foi lembrado. Simples a razão. Jesus nada tem a ver com o atual Natal.
 
No primeiro Natal os anjos cantaram saudando a chegada do Salvador entre os homens. Pastores foram desafiados a comprovar a veracidade do canto angelical. Convencidos, espalharam a notícia que um menino, num berço de palha, dizia ao homem pecador e perdido que a esperança era realidade. A Graça transbordante oriunda do coração do Pai estava disponível a todos. Sem sorteios ou magias, o Criador anunciava à criatura decaída que o caminho de retorno ao lar estava livre. Era só palmilhá-lo.
 
Satanás não se alegrou com o primeiro Natal. Mandou matar as crianças de Belém. Obrigou o menino Salvador a se refugiar além das fronteias do seu território. O menino cresceu. O inimigo não desanimou um segundo, tentando demovê-lo da cruz. O maligno vigiou o sepulcro do Senhor para evitar a ressurreição. Todos os subterfúgios do inimigo foram vencidos pelo Cristo ressurreto. O Natal prevaleceu com seu encanto e beleza. Sem magias, apenas com a mensagem do amor do Pai. Era o suficiente.
 
Não satisfeito o Diabo apoderou-se do calendário humano. Introduziu na data em que a humanidade decidiu celebrar a vinda do Salvador ao mundo, a sua magia. Cores berrantes. Guirlandas, presentes e mais presentes aos amigos para celebrar o Natal a seu modo. Afastou a presença de Cristo do verdadeiro Natal. Em seu lugar colocou um velho barbudo, carregando um saco de presentes numa carruagem puxada por renas. Lá vem papai-noel!!! Sorteios, dívidas e mais dívidas. Luzes, cores, mesas fartas. Bebedeiras. Glutonarias, imoralidade e mortes são os presentes do Natal oferecido por papai-noel. O Natal de Jesus é diferente. O engendrado por Satanás continua matando os inocentes. Até mesmo nas igrejas o inimigo conseguiu desviar a atenção dos salvos do menino que nasceu na manjedoura. Celebra-se tudo, menos Jesus.
 
Em sua astúcia Satanás urdiu um plano perfeito para seus intentos enganadores. Matar crianças, perseguir o menino que nasceu na manjedoura, não surtiram resultados duradouros. Mas a invenção do papai-noel continua rendendo fabulosos resultados à contabilidade do inferno. Milhões de pessoas, inclusive salvos, desistiram de Jesus e entronizaram em suas comemorações de Natal o velho barbudo e barrigudo. Um ponto para o Diabo e seus sequazes na luta contra o projeto do Senhor para resgatar a criatura corrompida. Qual a figura principal do seu Natal? Reflitamos sobre o verdadeiro significado do Natal de Jesus, restaurando a gratidão porque Deus que se fez homem para salvar o homem pecador. Feliz NATAL com Jesus como centro das comemorações.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Salmo 95 – Uma Definição Completa de Adoração

Link to Música Sacra e Adoração

Adoração é um dos assuntos mais discutidos no momento pelos evangélicos brasileiros, Infelizmente, porém, essa discussão tem mostrado que há uma grande indefinição do que é realmente a adoração, sendo o erro mais freqüente confundi-la com outras atividades da vida cristã, tais como o louvor e a música cantada (aliás, estas duas também são freqüentemente confundidas como sendo a mesma coisa).

Não é preciso ir muito longe para ter uma definição adequada de adoração: ela está na própria Bíblia, no Salmo 95. Vejamos, então, o que diz esse salmo.

Contunue lendo em: Salmo 95 – Uma Definição Completa de Adoração (http://musicaeadoracao.com.br/50307/salmo-95-uma-definicao-completa-de-adoracao/)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Porque a Discriminação Contra Quem Não Aceita Música Gospel?

Link to Música Sacra e Adoração

Há uma crescente animosidade contra pessoas e igrejas que resistem em aceitar a música de som alto com bateria. Quais serão os motivos? Será preconceito? Será influência do inimigo? Porque essas pessoas não falam contra aqueles pastores líderes globais, que também não aceitam tal música? E porque estes líderes, embora contra, pouco se posicionam?

A música fortemente ritmada é recente na igreja. Entrou em meados dos anos 1990. Antes não havia. Se ela é recente, porque as igrejas que utilizavam as músicas do hinário agora são obrigadas, sob pena de discriminação, aceitar a que veio há menos de 20 anos? Só agora foi descoberto o verdadeiro louvor? Ou é para contentar um novo estranho costume?

Continue lendo em Porque a Discriminação Contra Quem Não Aceita Música Gospel? (http://musicaeadoracao.com.br/50340/porque-a-discriminacao-contra-quem-nao-aceita-musica-gospel/)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Por Que os Adventistas Estão Insatisfeitos Com Seu Estilo de Culto?

Link to Música Sacra e Adoração