quinta-feira, 29 de maio de 2014

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Instrumentos: Origem e Classificação

Link to Música Sacra e Adoração

Instrumentos: Origem e Classificação

A origem dos instrumentos musicais é remota e controversa e sua evolução acompanha a própria história das civilizações. Não há povo da Antiguidade que não tenha feito uso de instrumentos musicais mais ou menos rudimentares.
 

Instrumentos de Cordas

Constituem a estrutura da orquestra ocidental moderna. Feitas de aço, latão, tripa ou nylon, as cordas são presas pelas extremidades, geralmente sobre uma superfície de madeira. Obtém-se o som, quando vibradas.

 

Instrumentos de Sopro

Nestes instrumentos, o som é produzido pela emissão de ar dentro de um tubo. A altura do som depende do tamanho e da temperatura do tubo e pode ser regulada pela abertura ou pelo fechamento dos orifícios existentes ao longo do tubo.

Instrumentos de Percussão

São instrumentos basicamente rítmicos. O som é produzido por vibrações transversais numa membrana estendida sobre uma cavidade ressoante ou em corpos sólidos. - See more at: http://musicaeadoracao.com.br/page/2/#sthash.adcp8o5U.dpuf
São instrumentos basicamente rítmicos. O som é produzido por vibrações transversais numa membrana estendida sobre uma cavidade ressoante ou em corpos sólidos. - See more at: http://musicaeadoracao.com.br/page/2/#sthash.adcp8o5U.dpuf
São instrumentos basicamente rítmicos. O som é produzido por vibrações transversais numa membrana estendida sobre uma cavidade ressoante ou em corpos sólidos. - See more at: http://musicaeadoracao.com.br/page/2/#sthash.adcp8o5U.dpuf

São instrumentos basicamente rítmicos. O som é produzido por vibrações transversais numa membrana estendida sobre uma cavidade ressoante ou em corpos sólidos.


Veja os artigos iniciando em: http://musicaeadoracao.com.br/56597/instrumentos-origem-e-classificacao/

segunda-feira, 26 de maio de 2014

OS ADVENTISTAS QUE RESUMEM CRIMINOSAMENTE A GRAÇA

 
 

Por: Pr. Douglas Reis
O mais destacado entre seus pares. Desde 2006, tive contato com a obra de um aclamado escritor evangélico. Sua tônica: falar poética e contundentemente sobre a graça divina. A decepção maior veio ao ler sobre a vida do autor em sua autobiografia: um alcoólatra, que definha por reincidência no vício, o mesmo que lhe causou o divórcio. Por mais que ele enfatize a graça em seus best sellers, sua vida pessoal é um eloquente testemunho de desgraça.
Gostaria que isso constituísse exceção entre os evangélicos pensantes, ou mesmo entre os adventistas. Não é. Definir a graça como eterno perdão leva a abonar o pecado na maioria dos casos. A graça que salva do pecado não apenas limpa o passado (justificação), como também propicia condições para uma vida vitoriosa (santificação). Sem essa segunda atuação da graça, é impossível a experiência futura da vitória definitiva (glorificação).  
A teologia evangélica, reducionista, dissocia graça de estilo de vida. Faz parecer que, não importa o que faça ou diga, a graça me salva sem implicar em uma transformação do caráter, a não ser em termos bem gerais, como honestidade, por exemplo. Assim, assuntos como vestuário, reforma de saúde, estilo de adoração, separação de práticas mundanas recebe um chute de Tostão e fica simplesmente fora do âmbito da discussão.
Estou bem consciente de que serei mal interpretado. Afinal, o analfabetismo funcional é o menor dos meus problemas, quando já há um quadro de analfabetismo bíblico muito mais agravante… Porém, em respeito aos leitores inteligentes e com a mente analítica, deixe-me tentar desenvolver o que disse.
Sempre seremos essencialmente pecadores ao viver nesse planeta. Mas podemos ser pecadores regenerados, experimentando a transformação diária, renovando a mente pela palavra de Deus. A espiritualidade adventista não compartilha da mesma base da visão evangélica. Entendemos o evangelho como uma mensagem equilibrada, centrada em Jesus, Aquele que encarnou, morreu, ressuscitou e ascendeu ao céu, de onde intercede por nós em Seu santuário. Salvação é obra que depende de um Salvador Todo Suficiente.
Se eu tivesse um saco de cimento com 50 kg para carregar e o campeão mundial de levantamento de pesos estivesse por perto, a atitude mais inteligente seria me afastar para ele fazer o que sabe. Minha melhor ajuda seria não atrapalhar! Cooperar com o plano de salvação se traduz por colocar a vontade nas mãos de Deus, não usar meu esforço pessoal para realizar sozinho o que Deus pede. A luta com a vontade pecaminosa só poderá ser vencida pela atuação de Deus em mim por meio do Espírito e mediante o poder que há nas Escrituras.
Como entender a graça no contexto da visão adventista de salvação? A graça se relaciona ao plano de Deus em reproduzir Seu caráter em nós. Não se resume ao modo como Ele lida com os pecados que cometemos, mas inclui também o modo como Deus me leva a tomar decisões práticas, a ser obediente em todas as áreas. Quem confunde obediência com legalismo deveria, no mínimo, repensar seu adventismo e se perguntar se as distorções evangélicas não têm afetado sua compreensão da própria salvação. Temo que muitos se choquem tanto ao ler sobre isso porque sempre pensaram como evangélicos, sem terem sido ensinados a pensarem como adventistas. Trágico assim.

Espero que o Espírito de Deus abra o entendimento daqueles que estudam as Escrituras para permitirem que a graça realize uma obra completa em sua vida.


Como Ser Mais Produtivo nos Estudos

Link to Música Sacra e Adoração

Como Ser Mais Produtivo nos Estudos

 

Um dos 4 conselhos do autor deste vídeo é "ouça músicas enquanto estiver estudando". Mas não é qualquer tipo de música...
 

Assista o vídeo em: http://musicaeadoracao.com.br/55218/produtivo-estudos/

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ruídos Estão ao Nosso Redor Destruindo Nossa Audição

Link to Música Sacra e Adoração

Ruídos Estão ao Nosso Redor Destruindo Nossa Audição

 

A audição humana é delicada, complexa e fácil de ser danificada e quanto mais se encontrar exposta a ruídos mais probabilidade terá de ser prejudicada, uma vez que existe uma correlação entre ruídos em excesso e perda auditiva.

Veja o artigo completo em: http://musicaeadoracao.com.br/55514/ruidos-estao-ao-nosso-redor-destruindo-nossa-audicao/

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Hippies ou Cristãos?

Link to Música Sacra e Adoração

Hippies ou Cristãos?

 

Jovens, paz e amor, liberdade total e pregação autêntica daquilo que se crê. Muitos acham que isso é o cristianismo. Estão confundindo os movimentos: o nome dessa ideologia é movimento hippie. Cantar que "todos precisam de amor" é a musiquinha grudenta dos Beatles, que alguns incorporam para o não menos grudento estilo worship dos cultos renovados.
 

Leia o artigo completo em: http://musicaeadoracao.com.br/56078/hippies-ou-cristaos/

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Adventistas: O Povo da Desconstrução

Link to Música Sacra e Adoração

Adventistas: O Povo da Desconstrução

As mudanças devem acontecer. Os adventistas surgiram com uma proposta de mudança radical. Uma mudança que se inicia com a interpretação da Bíblia (hermenêutica), atinge as doutrinas comuns à cristandade e chega a uma abordagem diferenciada sobre estilo de vida. Contudo, engana-se quem creia que a ênfase esteja na mudança pela mudança... A desconstrução adventista é do tipo de retira o entulho para reconstruir sobre o alicerce correto, os inscritos inspirados.

 

Leia o artigo completo em: http://musicaeadoracao.com.br/56023/adventistas-o-povo-da-desconstrucao/

terça-feira, 20 de maio de 2014

Uma Cultura Destrutiva

Link to Música Sacra e Adoração

Uma Cultura Destrutiva

 

O guitarrista Eric Clapton fez uma declaração que vai contribuir para a prevenção da surdez de forma mais efetiva que todos os trabalhos científicos sobre este assunto publicados na última década.
 

Leia o artigo completo em: http://musicaeadoracao.com.br/56491/uma-cultura-destrutiva/

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Londres tem “Culto” Ateu com Música, Coleta e Comunhão

Link to Música Sacra e Adoração

Londres tem "Culto" Ateu com Música, Coleta e Comunhão

 

É domingo, 11h. Cerca de 300 pessoas estão num anfiteatro no centro de Londres. Não sobra uma poltrona vazia. Todos cantam músicas, silenciam o ambiente em reflexão, e alguns relatam histórias de vida. A sacolinha do dinheiro aparece rapidinho.
...
Em seu site, a Sunday Assembly dá suas diretrizes: é um lugar para quem quer viver melhor, ajudar, discutir o mundo e 100% de celebração só da vida. A meta de Jones é atingir mil igrejas em uma década. Alguns brasileiros já o procuraram para abrir filial no país, diz. "Devo ir ao Brasil em setembro, mas estamos em fase de montagem, não posso dar detalhes."
 

Conheça mais, lendo o artigo disponível em http://musicaeadoracao.com.br/56487/londres-tem-culto-ateu-com-musica-coleta-e-comunhao/

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Como Literalmente Enxergar o Som: Vídeo

Link to Música Sacra e Adoração

Como Literalmente Enxergar o Som: Vídeo

Estamos acostumados a pensar em nossos cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – de uma maneira bem separada um do outro. Mas e se fosse possível enxergar um estímulo sonoro, como seria?

Veja, literalmente, nesta filmagem especial, a própria onda sonora propagando-se no ar. 

 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A “Gospelização” Está em Alta

Link to Música Sacra e Adoração

A "Gospelização" Está em Alta

Pense num beco estreito e sombrio, com calçamento de paralelepípedo, cercado de galpões. Imagine-se entrando por uma das portas, de madrugada. Você avista jovens de jeans rasgado e camiseta preta, cabelo eriçado, bracelete, tatuagem e piercing. Com latinhas de energético à mão, eles dançam sorridentes e saltitantes. Casaizinhos em cantos escuros trocam carícias e beijos…

A descrição acima é de um encontro evangélico (evangélico?) que está se tornando cada vez mais comum, e com o apoio das lideranças, nesses tempos pós-modernos. Estou falando da "balada gospel", diferente da balada original, mundana, visto que foi "gospelizada" pelos seus frequentadores, pertencentes à "geração gospel".


Veja o artigo completo em: http://musicaeadoracao.com.br/56475/gospelizacao-esta-em-alta/

terça-feira, 13 de maio de 2014

Igrejas Neopentecostais Atraem Jovens com Baladas Gospel

Link to Música Sacra e Adoração

Igrejas Neopentecostais Atraem Jovens com Baladas Gospel

 

A estratégia é usada não apenas para entreter os evangélicos, mas também para atrair aqueles que não frequentam nenhuma igreja.
A reportagem da Folha de São Paulo acompanhou o evento e entrevistou o produtor João Rodrigues, mais conhecido no meio gospel como DJ MP7. Ele foi o responsável por agitar os jovens durante toda a noite.
 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Batalha Sonora - Palestra em vídeo

Link to Música Sacra e Adoração

Batalha Sonora

 

O Música Sacra e adoração tem o prazer de apresentar mais um fruto do nosso esforço para legendar palastras em vídeo, apresentando à igreja de lingua portuguesa materiais de alta qualidade e excelente conteúdo. A primeira foi O Dilema da Distração, com Christian Berdahl. Apresentamos agora Batalha Sonora, com Ivor Myers.
 
O Pastor Ivor Myers nasceu na Jamaica e, ainda criança, se mudou com a família para os EUA. Mais tarde, na década de 1990, criou uma banda de hip-hop chamada The Boogie Monsters. Este grupo tornou-se bastante prestigiado no cenário musical americano e chegou a assinar um grande contrato de oito anos com a gravadora EMI. Ao aceitar a mensagem adventista, ele e seu irmão Sean abriram mão de tudo isto e tornaram-se ministros do evangelho eterno.
 
Nesta palestra, o Pr. Myers fala sobre sua experiência de conversão e explica, com base bíblica e exemplos musicais, os problemas para o cristão no envolvimento com músicas e ritmos mundanos.
 

novo_ritmo  

A Casa Publicadora Brasileira lançou no Brasil o livro Novo Ritmo – A História de um Ex-artista de Hip-Hop, no qual o Pr. Ivor Myers conta sua impressionante história de conversão ao adventismo. No capítulo 10, Myers conta a compreensão que seu irmão Sean (em processo de conversão) alcançou:

- Rapazes, ando estudando um pouco, e acho que precisamos tirar a bateria da nossa música.

Silêncio. Olhamos para Sean como se ele fosse de Netuno.

- Acho que a percussão, a maneira como a usamos, pode não estar certa. Já li que o modo como se toca a bateria pode exercer um efeito negativo sobre as pessoas. Não sei direito como, mas acredito nisso.

Silêncio. Olhamos fixamente para ele, tentando assimilar essa ideia bizarra. Finalmente, um de nós se manifestou:

- Nada de bateria? Nada de bateria? Você está maluco? A percussão é o sangue vital da nossa música. Sem bateria, não mexemos com a multidão!


Assista a palestra em vídeo neste endereço: http://musicaeadoracao.com.br/56261/batalha-sonora/