terça-feira, 30 de agosto de 2011

CD Jovem : Cultura de Massa na Igreja Adventista do Sétimo Dia?

Autor: Rodrigo de Galiza Barbosa

Endereço para o texto completo:https://musicaeadoracao.com.br/28670/cd-jovem-cultura-de-massa-na-igreja-adventista-do-setimo-dia/

Resumo:

Recentemente as músicas cristãs oferecidas ao público jovem e evangélico têm sofrido uma influência existencialista. Uma das possíveis causa dessa influência é a apropriação dos recursos da cultura de massa para divulgar suas mensagens. Nesse meio, as músicas são transformadas em meios de comunicação de massa e sofrem uma simplificação de seu conteúdo apelando para o aspecto emocional em detrimento da razão. Essa é uma das características da cultura de massa que coaduna com o paradigma existencialista. Essa simplificação da mensagem causa uma desescatologização da mensagem bíblica. Como a Igreja Adventista do Sétimo Dia é um movimento escatológico e jovem, no Brasil, é importante saber se sua produção musical jovem mais importante, o CD Jovem, tem sido influenciado. Pois isso poderia resultar na perda de sua identidade, ao tentar ser relevante a sociedade jovem pós-moderna.

O material que estamos apresentando é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Teologia do Unasp, Campus Engenheiro Coelho, SP. Este trabalho foi apresentado em dezembro de 2008, tendo como orientador o Pr. e Prof. Vanderlei Dorneles, Ms.

Destaques:

"Em meio a essa mudança de paradigma religioso, a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) enfatiza em sua mensagem o futuro, com o evento da volta de Jesus. Ao seguirem princípios influenciados pela Reforma, os adventistas apontam a Bíblia e a razão como determinantes da religiosidade. Por isso, sua ênfase no estudo e na reflexão. Mas nos últimos anos a Igreja Adventista se apropriou de outros meios de comunicação para tentar propagar sua mensagem, além dos livros e lições de estudos bíblicos (com o apelo a razão, textual), programas televisivos, rádios e uma forte produção musical (recursos audiovisuais) têm sido utilizadas para tal fim. Nesse último apontado, destaca-se a coletânea de músicas jovem, produzida anualmente, que se tornou padrão nos cultos direcionados ao público jovem. Como produto industrial ele faz parte da cultura de massa que tem a característica de simplificar a mensagem para se adequar ao meio mercadológico. Tendo assim a possibilidade de tornar sua mensagem existencial-desescatológica, como o neopentecostalismo, em contraste com a crença adventista essencial-escatológica. Surgem então alguns problemas."

"A mídia usada pela igreja cristã a tem tornado mais secular, justamente o oposto de seu propósito. Estudos como o de Oliveira e Pires (2005), Klein (2006a) e Contrera (2006) mostram que o cristianismo ao se entregar ao uso da mídia de massa tem se tornado super-emotivo, existencial e mundano. Isso é uma descaracterização do cristianismo, ou seja, ao invés da igreja modificar os padrões seculares, o mundo é que tem modificado a igreja. E os adventistas do sétimo dia também têm enfrentado essa nova onda da religiosidade pós-moderna que tem secularizado o sagrado."

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