um abraço!
Levi <><
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://musicaeadoracao.com.br
Veja também: http://musicaeadoracao.blogspot.com/
Como Cantar em Corais Mexe Com Seu Organismo Com prática e dedicação, os membros de um coral conseguem sincronizar suas vozes com maestria, e, pelo visto, a sincronia não para por aí: de acordo com estudo publicado recentemente no periódico Frontiers in Neuroscience, cantar em coral pode sincronizar o ritmo cardíaco das pessoas. |
A Adoração - Parte 10 - Adoremos pela Eternidade Qual é a tua resposta ao que foi estudado até agora? Você compreende que estava perdido e compreende como Deus foi bom em resgatar você, e que por causa disso você escolhe adorá-Lo para sempre? Algum dia cada um de nós se levantará de seus joelhos pela última vez. Algum dia as notas de nosso último canto cessarão. Algum dia cada um de nós sairá pela porta da igreja pela última vez, porque sabemos que todos nós somos finitos e morreremos. |
A Adoração - Parte 9 - Adoremos em Público
Qual é o foco de sua adoração: o cantar de alguém, o (a) pregador (a), o vestuário de alguém, ou a mensagem? Sua adoração pública é horizontal ou vertical? Para você, o que significa "ir à igreja"?
Agrada a Deus quando Seu povo se congrega para adorá-Lo. Os verdadeiros adoradores se alegram quando têm oportunidades de juntos adorarem o Criador.
"Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou" (Salmos 95:6).
Será que você pode andar com Deus em adoração neste agitado século 21? Qual é o esforço requerido do verdadeiro crente para sua adoração seja significativa?
Muitos de nós vivemos vidas ocupadas, agitadas deparando-nos com decepções e incertezas. Além das coisas que temos que fazer, existe uma lista de coisas que desejamos fazer. O mundo se torna imenso para nós e muitas vezes nos tira Deus e o céu de nossos pensamentos.
A adoração individual requer esforço
Embora queiramos adorar a Deus, e tendo decidido adorá-Lo, damo-nos conta de que não é fácil. Isso é fato para todos, porque Satanás quer ser adorado também. Após mostrar a Jesus os reinos deste mundo, Satanás disse:
"… Eu te darei tudo isto, se, prostrado, me adorares" (Mateus 4:9).
A Adoração - Parte 7 - Vamos Adorá-Lo em Verdade
Você já reconheceu a realidade de quem você é diante de Deus? Será que sua vida revela a um mundo incrédulo a realidade da verdade inalterável?
A verdadeira adoração é espiritual. Mas isso não tira sua realidade e sua verdade. A adoração nasce da realidade das verdades espirituais. A adoração é real. A adoração é mais do que tentarmos adorar e depois imaginarmos que talvez adoramos. Os que adoram em espírito também têm que adorar em verdade.
A adoração está arraigada na verdade
Para adorarmos a Deus de forma autêntica temos que conhecer a verdade de quem Ele é e quem somos nós. Quando conhecemos essa verdade, cremos nela e a amamos, então estaremos prontos para adorar com sinceridade.
Os editores do Música Sacra e Adoração agradecem ao Prof. Denis Nogueira, autor dos arranjos abaixo, pela disposição em compartilhar este material.
Para ter acesso, às partituras, no formato PDF, basta clicar sobre o link desejado. Os arquivos estão compactados no formato ZIP.
Informamos que a maior parte dos arranjos está acompanhada de um arquivo de áudio no formato MIDI.
Deus olha para além de belos hinos, de orações eloquentes e de pregações dinâmicas nos cultos das igrejas. Será que você tem o seu espírito prostrado diante de Deus?
"Deus é Espírito, e é necessário que os que O adoram O adorem no Espírito e em verdade" (João 4:24).
Sabemos que adorar significa "prostrar-se". Neste versículo bíblico fica claro que é mais importante prostrar nosso espírito diante de Deus do que o ato exterior de prostrar-se.
A Adoração - Parte 5 - A Adoração Que Agrada a Deus
Você costuma seguir a tendência humana de adorar a Deus mecânica e sensualmente? Ou você é um adorador espiritual, conforme o coração de Deus?
Apesar das pessoas construírem mais e mais igrejas a escassez de verdadeiros adoradores, que começou no Jardim do Éden, se mantém até nossos dias.
É certo que muitos querem ser salvos. Mas, lamentavelmente, muito pouco do que se conhece como adoração de fato é adoração. Muito poucos, muito poucos mesmo, dos adoradores que Deus encontra O adoram como Ele quer ser adorado.
A Adoração - Parte 4 - O Ser Humano Quer Adorar
Será que você compreende a sua grande necessidade de Deus? Você tem desafiado sua natureza contrária a Deus? Você tem buscado a Deus com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças?
Em todo lugar e em todos os tempos as pessoas têm adorado alguém ou alguma coisa. O homem adora, porque Deus o fez com uma necessidade interior de adorar. Todos sentimos e desejamos satisfazer essa necessidade.
Por que toda a raça humana adora?
Para enfrentarmos a vida ou a morte precisamos nos valer de alguém maior do que nós. Precisamos de alguém em quem possamos confiar e em cuja mão seja possível segurar para nos acompanhar nas angústias. Deus nos faz sentir um vazio para que O busquemos e aprendamos a confiar nEle e, consequentemente, O adoremos.
Toda pessoa responsável sabe que precisa de Deus e, por isso, quer adorá-Lo.
A Adoração - Parte 3 - Quem Deve Adorar?
Será que você ama a Deus o suficiente para cumprir com os propósitos dEle e para agradá-Lo com a sua vida?
Deus criou as coisas com um propósito. Isso não é difícil de entender, pois também temos um propósito para as coisas que fazemos. Fazemos comida para comer, fazemos livros para ler, fazemos roupas para vestir e fazemos casa para nelas habitar.
Deus criou a Terra com o propósito de prover um lar para a humanidade. Mas, por que Deus fez o gênero humano? Deus nos fez a fim de que existíssemos para o louvor da Sua glória.
"NEle também fomos feitos herança, predestinados conforme o propósito dAquele que faz todas as coisas segundo o desígnio da Sua vontade, a fim de sermos para o louvor da Sua glória, nós, os que antes havíamos esperado em Cristo" (Efésios 1:11-12).
Para adorarmos a Deus corretamente, temos que conhecê-Lo como Ele é. Temos que nos convencer do quanto Ele é digno de nossa adoração. Somente à medida que O conhecemos mais e mais, é que podemos adorá-Lo ainda mais.
Como podemos conhecer a Deus?
Deus Se revela a nós por meio do que Ele criou e sustenta.
"Contudo, não deixou de dar testemunho de Si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, fartando-vos de mantimento e enchendo o vosso coração de alegria" (Atos 14:17).
No entanto, a glória de Deus é muito maior do que as glórias do firmamento, pois o Criador é bem mais glorioso do que a Sua criação.
A Adoração – Parte 1 – O Significado da Adoração
As pessoas nos dias de hoje pensam que há muitas maneiras de adorar. Desde a adoração mais tradicional até a mais moderna; desde a muito formal até a muito informal; desde a muito carismática até a muito enfadonha. As igrejas de hoje oferecem todas estas formas de adoração. Temos que nos voltar à Palavra de Deus para sabermos o que é a verdadeira adoração.
O que é Adoração?
No Antigo Testamento a palavra adorar é traduzida da palavra hebraica "shajah" (prostrar-se, baixar-se, inclinar-se). No livro de Daniel é traduzida da palavra aramaica "segad" (prostrar-se em homenagem).
"A liberdade não consiste em fazer o que queremos, mas em ter o direito de fazer o que devemos" (João Paulo II) Numa fase de plena popularidade, sob o comando do jovial cardeal Karol Josef Wojtyla, o Vaticano realizou, em 1984 e 1985, encontros internacionais, em âmbito diocesano, a fim de aproximar jovens católicos de todas as partes do mundo. Esses eventos faziam parte da estratégia papal de renovar a música dedicada à juventude católica. No Brasil, tiveram como resultados o hinário da Renovação Carismatica Católica (1994) e a coletânea "Louvemos o Senhor" (1995), e, como efeito duradouro, a adoção de cânticos ecumenistas, isto é, de uso comum a católicos e evangélicos (OJB, 21 abr 96 e 19 mai 96). Jovens que foram em 1995 ao Congresso da Aliança Batista Mundial, em Buenos Aires, voltaram cantando alguns desses cânticos. |