quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Um Novo Século, Um Novo Tipo de Adorador

Autor: Pastor Douglas Reis
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/19958/um-novo-seculo-um-novo-tipo-de-adorador/

Resumo:
Qual é a influência da cultura sobre as manifestações religiosas? Até que ponto essas influências são normais ou nocivas ao propósito da Revelação? O autor busca analisar essas influências, especialmente a cultura pós-moderna, onde cada um decide por si o que constitui a sua religiosidade.

Destaques:
"Com o advento de um novo século, marcado pela ubiqüidade da tecnologia e pelo enfraquecimento do Estado como entidade regulamentadora, assistimos a ascensão de uma sociedade hostil aos valores cristãos fundamentais. Cada cidadão é seu próprio peso e medida, e as censuras são desarmadas em nome da liberdade individual. O que impera é o "raciocínio bricolagem" – ou "faça você mesmo" – que é aplicado a quase toda questão que envolva a escolha individual."

"Para atender a esta demanda, os ministérios cristãos têm, grosso modo, se pautado por uma política de acompanhar as tendências de mercado a risca, mudando suas estratégias, à medida que seguem uma postura empresarial (a imagem do pastor como um empresário bem articulado substitui a do clérigo protestante austero em seus modos e respeitado pela sua autoridade doutrinária). Hoje se pode falar de um ministério iconográfico, que exerce influência por meio da manipulação pessoal da congregação, seja pelos recursos teatrais de sua oratória, ou pelo carisma pessoal (sempre ligado ao sobrenatural, o que se deve à unção do ministro que se afirma como porta-voz do Ser Sagrado e também a ser ele um auto-proclamado agente de libertação, com poder de curar, exorcizar, etc.)."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário