sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

História dos Hinários Adventistas

Autor: Jetro de Oliveira

Endereço para o texto completo: hhttps://musicaeadoracao.com.br/37225/enciclopedia-da-memoria-adventista-no-brasil-historia-dos-hinarios-adventistas/

Destaques:

"Com as primeiras conversões de brasileiros que não falavam alemão surgiu a necessidade de um hinário em português. Inicialmente os hinários evangélicos Cantor Cristão e Psalmos e Himnos foram utilizados pelos novos conversos, mas logo houve a preocupação de hinos em português que refletissem as doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo Dia."

"Foi somente em 1933 que o primeiro hinário com música foi lançado, o antigo Hinário Adventista. "Podemos afinal annunciar que o novo hymnario com musica estará á venda quando esta noticia chegar a nossos leitores. O hymnario contém muitos dos bons hymnos antigos, do Cantae ao Senhor, e muitos outros novos, e todos elles acompanhados de musica, o que torna desnecessario o uso de livros supplementares." [veja a notícia original completa]"

"Seguindo o crescente desejo de aperfeiçoar o material usado para o canto congregacional, a comissão editorial presidida por Flávio Araújo Garcia, então diretor do Conservatório Adventista de Música, e tendo como principais colaboradores, Dario Pires Araújo e Tércio Simon, destinou grande parte de seus esforços para adequar a letra de cada hino seguindo as regras de prosódia musical, assim como analisar e editar a música de cada hino seguindo as regras de fraseologia musical."

"O Hinário Adventista do Sétimo Dia foi lançado oficialmente em 1996, depois de 16 anos de trabalho com algumas interrupções. As principais características deste hinário são a inclusão de hinos de autores contemporâneos e brasileiros adventistas, e o objetivo de que este hinário viesse atender a Igreja como um todo, incluindo crianças, jovens e adultos, e todas as reuniões da Igreja. Temos assim um leque mais amplo no repertório de hinos, incluindo alguns que poderiam ser considerados "corinhos". O Hinário Adventista do Sétimo Dia possui 610 hinos, contendo muitos do Cantai ao Senhor e o resgate de alguns do Hinário Adventistaque haviam sido omitidos neste hinário de 1963. Há também a inclusão de hinos novos, pouco conhecidos pela Igreja Adventista no Brasil."

"A partir de 1992 começa o que viria a tornar-se uma tradição: a produção de hinários para os jovens em formato eletrônico. O primeiro destes foi o K7 Brilha Jesus(1992), uma produção de Ariney B. Oliveira para a União Central Brasileira contendo 6 hinos."

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário