quinta-feira, 15 de março de 2012

Alterações na seção de Hinos

Estou escrevendo hoje para divulgar as profundas alterações feitas na seção de Hinos do Hinário Adventista Com Cifras do Música Sacra e Adoração.

As mudanças começam na página índice ( https://musicaeadoracao.com.br/hinologia/hinos-cifrados/ ): Na lista por ordem alfabética foram acrescentados links com entradas referentes ao início da primeira estrofe ou início do côro, quando estes foram diferentes do título. Desta forma, os links que representam o título dos hinos está em negrito e os demais estão em itálico.

Ainda na lista por ordem alfabética foram acrescentados links de navegação por letras. Estes links estão com o seguinte formato:
=====================================================
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z (voltar ao topo)
=====================================================

Links semelhantes foram acrescentados à lista de hinos por ordem numérica, com divisão dos números por centenas:
=================================================
001-100 101-200 201-300 301-400 401-500 501-610 (voltar ao topo)
=================================================

Acreditamos que esses links sejam muito úteis, facilitando a pesquisa, pois permitem o acesso direto à letra inicial ou à centena numérica desejada, sem que seja necessário rolar a tela.

Talvez a alteração mais significativa foi a atualização das informações de Autor e Compositor. Foi feita uma extensa pesquisa, utilizando diversas fontes, revisando as informações constantes no hinário. Esta revisão nos levou a fazer várias alterações, fornecendo assim as informações mais fidedignas que nos foi possível obter.Além disso, também evitamos, até onde as fontes nos permitiram saber, a utilização de abreviaturas nos nomes dos Autores e Compositores.

Foram acrescentadas ainda informações com o título original dos hinos, o que permite a comparação com hinários de outras denominações ou que, de outra forma utilizam uma tradução do título ou da letra que sejam diferentes daquela utilizada no Hinário Adventista. Além disso, foram transcritas as passagens bíblicas à qual a letra do hino faz referência, conforme o índice disponível em https://musicaeadoracao.com.br/hinologia/hinario-adventista-por-referencias-biblicas/

Esta revisão nas informações foi tão profunda que 111 hinos receberam observações, destacando e explicando a divergência com as informações existentes no hinário impresso.

Todos os hinos agora possuem a letra completa e um controle de áudio que permite ouvir a música do hino no formato MIDI. Todos os arquivos de áudio foram revisados e a sonoridade em todos eles foi padronizada, corrigindo possíveis divergências melódicas ou harmônicas existentes com o hino conforme a partitura do Hinário Adventista. Aliás, se você baixou os arquivos MIDI, sugerimos que refaça o download, pois uma grande maioria deles foram alterados.

Está em andamento a ação de padronizar os arquivos MIDI, utilizando 4 canais para todos eles (onde for aplicável), sendo um canal para cada voz. Este trabalho foi completado em cerca de 75% do total de hinos. Em breve teremos todos os arquivos MIDI de todos hinos neste formato, o que permite a importação e tratamento dos arquivos em outros softwares, especialmente os editores de partituras (Finale, Encore, Sibelius, etc...).

Também está em andamento o projeto de cifragem do hinário completo. Temos disponíveis os hinos de 001 a 320 e de 570 a 610, faltando apenas 250 hinos para completar o trabalho.

Temos certeza de que esta iniciativa, juntamente com a transposição do hinário para Si Bemol ( https://musicaeadoracao.com.br/hinologia/hinos-transpostos-si-b/ ) e Mi Bemol ( https://musicaeadoracao.com.br/hinologia/hinos-transpostos-mi-b/ ), bem como outros recursos disponíveis através da página índice da seção de Hinos e Hinologia ( https://musicaeadoracao.com.br/hinologia/ ) contribuirão grandemente para a valorização e maior e melhor utilização do nosso querido Hinário Adventista.

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário