terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Igreja e a Adoração

Autor: C. Raymond Holmes
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/19626/a-igreja-e-a-adoracao/

Resumo:
Partindo do pressuposto que o louvor é uma característica fundamental do culto cristão, o autor passa a analisar o contexto escatológico do louvor e adoração apresentados nos capítulos 4, 5 e 14 do Apocalipse, extraindo dai importantes lições para uma teologia adventista de adoração, abrangendo 4 tópicos principais:
- A identificação dos verdadeiros adoradores;
- O convite à adoração;
- O louvor na adoração (inclusive no Antigo e no Novo Testamentos) e
- A aplicação dos conceitos definidos até ali à adoração adventista contemporânea.

Devido à extensa base escriturística, O Música Sacra e Adoração utilizou na publicação deste artigo o recurso de links para os textos bíblicos online, facilitando a pesquisa ao leitor interessado em checar as fontes escriturísticas.

Destaques:
"As duas expressões fundamentais da adoração [em Apocalipse 14:7] são "temer" a Deus e dar "glória" a Deus. O primeiro tem conotações éticas e morais e obrigações que envolvem a obediência como prova de fé. O segundo tem conotações litúrgicas que envolvem o ato de adoração em si com relação aos indivíduos e também ao corpo coletivo de crentes conhecido como o remanescente. Nesta última ligação é importante notar que a Bíblia não reconhece tal coisa como uma pessoa remanescente, somente um povo remanescente. O remanescente é um conceito coletivo."

"Entrar na presença do Senhor e do Cordeiro em oração falada ou cantada significa adorá-Lo verbalmente, agradecer-Lhe pelo que Ele é e faz, confessar o pecado e arrepender-se em profunda humildade. É a confissão do pecado e a confissão de fé em Cristo que glorifica a Deus. A falha em confessar o pecado inibe o louvor, assim como a confissão de fé faz brotar o louvor."

"Na adoração Adventista do Sétimo Dia o centro das atenções deve ser o Senhor, e não o adorador. Dizer a respeito de um culto, "Ele não atende às minhas necessidades!", ou "Eu não ganho nada com isso" sugere que o adorador está no centro. Não admira que Deus esteja faltando! Não admira que tão pouco de real valor aconteça! Não admira que freqüentar a igreja se torne um enfado! Não admira que a Palavra de Deus seja muitas vezes enterrada sob os escombros da auto-exaltação humana!"
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário