quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cinco Grandes Ilusões Auditivas

Autor: Mike Marshall
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/21645/cinco-grandes-ilusoes-auditivas/
(acesse o endereço para ouvir as ilusões auditivas)

Resumo:
As cinco mais impressionantes ilusões auditivas, com exemplos em áudio.

Destaques:
Ilusão da Barbearia:
Esta é uma demonstração do efeito estéreo. Ao ouvir essa "ilusão", tem-se a sensação de estar realmente na cadeira de uma barbearia, com o barbeiro se movendo a sua volta, cortando seu cabelo. Na medida em que o barbeiro se move à sua direita, o volume aumenta levemente no canal direito e diminui no esquerdo. De modo semelhante, o aumento do som da tesoura, dá a impressão de ele a está trazendo cada vez mais perto de cada um dos ouvidos. A ilusão demonstra nossa habilidade de localizar sons no espaço; ao comparar os sons que chegam a cada ouvido, conseguimos identificar de onde eles vêm.

Ilusão da Escala:
Existem diversas maneiras de como as pessoas percebem esses sons, mas a mais comum é unir as notas altas e baixas em um só grupo. Ao invés de ouvir as duas escalas, as pessoas ouvem uma melodia descendente e ascendente novamente em um ouvido, e uma ascendente e descendente no outro. Em outras palavras, o cérebro rearranja algumas das notas para um ouvido diferente, de forma a montar uma melodia coerente. Pessoas destras tendem a ouvir a melodia mais aguda no ouvido direito, e a grave no esquerdo, enquanto que canhotos demonstram uma resposta mais diversa.

Melodias Fantasmas:
Algumas peças musicais consistem em arpeggios de alta velocidade, ou outros padrões repetitivos, os quais mudam apenas sutilmente. Se eles são tocados de maneira rápida o suficiente, o cérebro capta aquelas notas ocasionais que se alteram e as une em forma de melodia. Esta melodia desaparece se a seqüência é tocada lentamente.
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário