quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Crise de Identidade Adventista: Uma Visão da Música de Adoração

Autor: Dr. Samuele Bacchiocchi
Endereço para o texto completo: https://musicaeadoracao.com.br/20149/a-crise-de-identidade-adventista-uma-visao-da-musica-de-adoracao/

Resumo:
Não é nenhuma novidade que a Igreja Adventista do Sétimo Dia - assim como todas as outras igrejas protestantes tradicionais - tem enfrentado uma forte crise de identidade. Esta crise deve-se a questionamentos, levantados principalmente pelos pressupostos humanistas e pós-modernos, os quais negam qualquer verdade estabelecida e buscam colocar o homem e suas necessidades no centro de tudo, inclusive da religião. Além disso, estratégias para o crescimento numérico de igrejas, baseadas nesses pressupostos, estão sendo adotadas indiscriminadamente por várias lideranças eclesiásticas.

O autor, como um palestrante internacional muito requisitado, tem notado, em todas as regiões do mundo que a falta de critérios bíblicos na escolha da música na adoração tem sido o principal fator contribuinte para esta crise de identidade. Desta forma, ele pretende contribuir com a igreja fornecendo um estudo acerca dos critérios e princípios bíblicos que devem nortear as nossas escolhas musicais. Isto é fundamentalmente importante se realmente desejamos adorar a Deus, uma vez que, se Ele revelou princípios nesta área, espera que Seus filhos se atenham a esses princípios.

Após uma longa introdução, em que outros fatores de crise na identidade adventista são rapidamente citados, o autor apresenta, de forma clara, didática e biblicamente sólida, vários princípios, extraídos principalmente das instruções e da prática com relação ao ministério musical levítico no Templo de Jerusalém.

Destaques:
"O cântico na Bíblia não é para o prazer pessoal nem para alcançar os "gentios" com melodias familiares a eles. É para louvar a Deus recitando Sua palavra - um método conhecido como "cantilena". Prazer em cantar não vem de uma batida rítmica que estimula as pessoas fisicamente, mas da própria experiência em louvar ao Senhor. "Louvem o Senhor, pois o Senhor é bom; cantem louvores ao seu nome, pois é nome amável". (Salmos 135:3; NVI). "Louvai ao Senhor, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor". (Salmos 147:1)."

"A música tem um lugar e um propósito especiais no universo de Deus. É um presente divino à família humana através da qual os seres humanos podem expressar sua gratidão a Deus, enquanto experimentam satisfação dentro de si mesmos. O prazer de cantar não vem de uma batida rítmica que estimula as pessoas fisicamente, mas da própria experiência de louvar o Senhor. "Louvai ao Senhor, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus" (Salmos 147:1)."

"O ministério de música deve ser dirigido por pessoas treinadas, dedicadas, e inclinadas espiritualmente. Esta lição é ensinada pelo ministério de música no Templo o qual era executado por levitas experientes e maduros, os quais eram treinados musicalmente, preparados espiritualmente, apoiados financeiramente, e servidos pastoralmente. Este princípio estabelecido por Deus para os músicos do templo é aplicável aos ministros da música em nossos dias."
Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: https://musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário