quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Davi nos Aprova a Dança?

Autor: Adrian Theodor
Endereço para o texto completo: http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/meio/davi_danca.htm

Resumo:
O autor realiza um estudo abrangente do contexto envolvido no episódio da dança de Davi (II Samuel 6:14). Após este estudo, o autor elabora algumas conclusões bastante equilibradas sobra a questão da dança na adoração e sobre o uso da bateria nos cultos, com ênfase sobre a dança.

Destaques:
"É este, portanto, o contexto da famosa dança de Davi perante a arca. Ao lermos somente a narração de Crônicas, contudo, a inquietação sobre a permissão ou não de Deus acerca da dança é completamente descabida, pois lá não há menção de Davi dançando defronte à arca. A única dessemelhança entre a primeira e a segunda viagens, segundo o relato de Crônicas, reside no fato de Davi não ter procurado os desígnios de Deus em uma e ter se redimido em outra. As únicas comparações possíveis entre uma viajem e outra, segundo I Crônicas, são: 1. As formas contrastantes de transporte com as quais Davi se depara; 2. A ausência do tamboril (presente na primeira e malfadada viagem) entre os instrumentos escolhidos pelos levitas para a segunda viagem (comparar I Crônicas 13:8 e 15:16).

Portanto, a primeira viagem é completamente equivocada: não só empreendida sob o viés egoísta do rei, como também equivocada nos carregadores (não eram levitas) e no transporte (um carro, ao invés das varas nos ombros). A segunda, não apenas é organizada segundo a vontade de Deus, como origina todo o planejamento da adoração no templo, tendo os levitas como líderes musicais. Aqui, a ausência do tamboril, pode tanto ser atribuída a uma transformação engendrada pelos próprios levitas (como sugerem extensos textos de alguns autores consagrados), como também a um erro de copista, ou coisa parecida. Particularmente, prefiro a primeira interpretação; todavia não me apraz as extensas discussões em torno do tema apoiadas tanto em I Crônicas 15:16 – para reprovar a bateria – quanto em II Samuel 6:14 – para aprovar a dança."

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário