quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Entrevista com o Maestro Flávio Araújo Garcia

Autor: Editores do Música Sacra e Adoração
Endereço para o texto completo: http://www.musicaeadoracao.com.br/entrevistas/entrevista_flavio_garcia.htm

Resumo:
É muito difícil resumir esta longa entrevista. Nela, são abordados praticamente todos os grandes temas envolvidos na questão da Música Sacra e na Adoração na IASD.

Destaque:
MSA: Que conselhos o senhor daria aos músicos da igreja hoje?
Maestro Flávio: A primeira coisa: ler muito a Bíblia. E a segunda: orar muito. Se não sabe o que ler na Bíblia, leia Mateus, Marcos, Lucas e João, a história de Jesus. Leia o livro O Desejado de Todas as Nações. Leia o livro Caminho a Cristo, ainda que seja meio difícil para alguns, leia por pedacinhos. E faça calo no joelho! Só assim Deus vai poder usar os músicos com a finalidade que Ele quer. Senão, a gente entra na roda-viva na qual o mundo está colocando todos os cristãos: que é a mesmice, e o popularesco dentro da igreja, com todas as suas filiações grotescas que estamos vendo.

Outras perguntas feitas ao Maestro Flávio Araújo Garcia:
- Qual a diferença – ou do ponto de vista técnico ou do ponto de vista espiritual – entre a música sacra e a música profana?

- A fim de melhorarmos a qualidade musical nos nossos cultos, não seria uma boa idéia contratar músicos profissionais para fazer os momentos de louvor, desde que a música apresentada seja sacra?

- Qual o papel da emoção e da razão nas coisas religiosas? Costumamos dizer que o evangelho tem que ser racional (Romanos 12: 1 e 2), mas que o cristianismo é baseado no amor (I Coríntios 13), que é uma emoção. Como devemos lidar com essa aparente contradição? Porque, quem mexe com música, sabe que a música é a linguagem das emoções, então a emoção desempenha um papel importante na adoração, não?

- O que é (ou qual é) o verdadeiro ministério da música?

- O elemento mais importante da música sacra é a letra, a mensagem que está sendo dada. Por que então tanta polêmica em torno da música em si, se a letra é o elemento mais importante?

- Consideramos que não existe música sem ritmo. Mesmo o canto gregoriano tem um ritmo, embora este não seja metrificado. A música acontece no ritmo, o ritmo faz a música acontecer no tempo. Por que então tanta polêmica em torno do ritmo usado na música de adoração hoje em dia?

- A irmã White falou que a música nos últimos dias se tornaria um laço. Essa profecia se cumpriu, está se cumprindo ou ainda vai se cumprir?
Que respostas voce daria a estes questionamentos, tão instigantes quando necessários nos momentos em que vivemos, próximos ao final da história desta terra?

Artigos, documentos, entrevistas e livros sobre música sacra
Visite e divulgue: http://www.musicaeadoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário